São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
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Dois é bom

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Responda rápido: com quantos carros se faz uma corrida? A resposta certa deu Eddie Jordan: apenas dois (dos bons) já resolvem o problema.
Neste fim-de-semana, o GP da França quase acontece só com 22 carros no grid. Dois, da Simtek, não participam porque o time não tem dinheiro e pediu concordata.
Outros dois, da Minardi, estavam ameaçados porque o proprietário do time está sendo cobrado por um papagaio de nada menos que US$ 4 milhões.
Versão rápida da história: a F-1, mais do que qualquer outra categoria, é altamente profissional. E, também, a que conta com mais picaretas e tubarões por metro quadrado.
A versão lenta, obviamente, demora mais: Giancarlo Minardi cobrou a Ligier por causa dos motores Mugen Honda; os japoneses assinaram com a Ligier com a garantia de Flavio Briatore de que não teriam problemas; Briatore trocou a Ligier pela participação de Tom Walkinshaw na Benetton; Walkinshaw lembrou que a Minardi lhe devia um lote de motores; os tais motores viraram motivo para a Justiça francesa lacrar os caminhões da Minardi; e o tal acordo de última hora acabou funcionando em nome do espetáculo.
Conclusão: a Minardi tem até amanhã, depois da corrida, para abandonar seus caminhões e a F-1 ou desistir da pendenga com a Ligier. Ou não?
É difícil, ou melhor, impossível dizer quem é o bandido na história. Giancarlo Minardi não é o tipo de quem se compra um carro usado -apesar de ele ser proprietário de grandes concessionárias de carros e caminhões no norte da Itália.
No final de 1993, por exemplo, época em que pegou ``emprestados" os motores Ford HB de Walkinshaw, Minardi alugou a vaga de Christian Fittipaldi para Jean-Marc Gounon.
Quanto a Briatore, sua fama de maior predador dos mares dispensa apresentações.
E, para quem não conhece muito bem Walkinshaw, basta dizer que ele é conhecido pela alcunha de ``Walkinshark".
Enquanto isso, as outras equipes aproveitam o momento guardando o tal silêncio ético. Pensar na categoria? Bobagem. É melhor deixar os envolvidos se esfolarem.
E, para quem ficou preocupado com a possibilidade de apenas 22 carros ocuparem o grid, que tal a hipótese de 20?
A próxima da lista é a Pacific, que já começa a se debater para manter o pescoço fora d'água.

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