São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cale e Healey provam que dominam o blues

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem acredita que blues é música de negros deve ouvir os discos de J.J.Cale e Jeff Healey.
O norte-americano J.J Cale é um guitarrista cultuado por guitarristas. Algumas de suas melhores músicas são relacionadas a outros artistas. ``Cocaine" e ``After Midnight", por exemplo, não são de Eric Clapton. São dele.
Com um estilo influenciado pelo country, Cale desenvolve uma sonoridade refinada, misturando elementos latinos e jazzísticos.
Seu último disco, ``Closer To You", não é nem de longe seu melhor trabalho, mas é uma boa amostra. Nesse álbum, Cale se ampara em músicos veteranos como o baterista Jim Keltner e o organista Spooner Oldham.
Um auxílio luxuoso em faixas como a instrumental ``Steve's Song", que revela belos solos e usa percussão e três baterias.
Em um estilo que não raramente descamba para alguns excessos e pieguismo, Cale consegue ser sutil, econômico nos acordes e vocais. É melodioso sem ser meloso.
Ao contrário de Cale, o guitarrista canadense cego Jeff Healey é um virtuose.
Healey participou do festival Nescafé & Blues e tocou algumas músicas do novo álbum ``Cover to Cover". É tão bom quanto o primeiro, ``See The Light", que revelou seu talento.
O disco traz regravações de 14 pérolas pouco conhecidas -a maioria do repertório de nomes como Jimi Hendrix e Beatles.
A recriação de ``Stop Breakin' Down", um blues seminal de Robert Johnson, é um dos pontos altos. A arrebatadora ``Yer Blues", que consegue a façanha de ser melhor do que a original dos Beatles.
Healey consegue brilhar em todas as faixas. Até nas versões menos blues e mais pop, como ``I Got a Line On You", do guitarrista Randy Califórnia.
(LAR)

Texto Anterior: Trilha de "Batman 3" é saco de gatos
Próximo Texto: Masp expõe várias faces da foto brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.