São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Lei quer eliminar `apartheid' do elevador

AURELIANO BIANCARELLI; MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Um projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores de São Paulo pretende dar fim a uma espécie de ``apartheid" tipicamente brasileiro: a discriminação no acesso aos elevadores segundo a condição social dos indivíduos.
Se aprovada a proposta da vereadora Aldaíza Sposati (PT), o condomínio que exigir que empregadas domésticas subam pelo elevador de serviço, enquanto seus patrões usam o chamado elevador social, será multado em 30 UFM (R$ 1.053 em julho).
Há pelo menos um exemplo que mostra a utilidade de uma lei como a que está tramitando na Câmara paulistana. Aprovado no Rio em 1985, o projeto do então deputado Lizt Vieira não chegou a eliminar o problema, mas serviu para reduzir o número de queixas sobre discriminação em elevadores.
Em São Paulo, o projeto divide opiniões. ``Acho maravilhoso", diz a atriz Mariana Lima. ``Que projeto idiota", replica a modelo e atriz Carolina Ferraz.

LEIA MAIS
Sobre `apartheid' em elevadores às págs 2 a 3

Próximo Texto: `É importante haver hierarquia', diz atriz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.