São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dores de cabeça são as queixas mais frequentes

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dor durante a fase de crescimento é uma queixa apresentada por 15% das crianças que são levadas aos consultórios pediátricos.
Maria Odete explica que o crescimento fisiológico (normal e esperado) não deveria causar dor. No entanto, o sintoma aparece com frequência.
A campeã das dores entre as crianças é a dor de cabeça. Em segundo, vêm as dores em membros e, em terceiro, ficam as dores em região abdominal.
Diversas alterações podem levar à dor em membros durante o crescimento. A hipermobilidade é uma delas. Cerca de 10% das crianças com hipermobilidade sofrem dores. Essa dor, em geral, fica restrita às articulações que foram submetidas ao esforço físico.
Outra causa de dor é a fibromialgia. Essa é uma doença que atinge ossos e músculos. As dores são mais difusas e não se limitam às articulações.
Os médicos ainda não conhecem a causa da doença. A dor tem relação com estresse físico e problemas emocionais.
É comum a associação entre fibromialgia e distúrbios do sono. Segundo Maria Odete, não se sabe se a criança não dorme bem pela dor ou se tem dor porque não dorme bem.
As crianças com fibromialgia se cansam facilmente e passam boa parte do dia reclamando da dor.
A ``dor de crescimento" é outro tipo de dor entre crianças. Localizada entre o tornozelo e o joelho, tem duração superior a três meses. A criança sente mais à noite e, muitas vezes, acorda chorando.
A ``dor de crescimento" aparece em crianças sensíveis, estressadas, que enfrentam dificuldades na escola e que têm uma rotina de vida sobrecarregada. Os traumas (quedas e batidas) que, muitas vezes, passam desapercebidos, são outra razão de dor nos membros.
(JB)

Texto Anterior: Febre reumática é frequente
Próximo Texto: Dramaturgo lança livro sobre o pânico; O NÚMERO; A FRASE; Saliva pode detectar presença do HIV; Sinal clínico indica risco de morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.