São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dramaturgo lança livro sobre o pânico; O NÚMERO; A FRASE; Saliva pode detectar presença do HIV; Sinal clínico indica risco de morte

JULIO ABRAMCZYK

Dramaturgo lança livro sobre o pânico
O dramaturgo Gugu Keller (foto), 30, lança amanhã na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073) o livro autobiográfico ``Síndrome do Pânico", em que relata sua experiência de sentir um medo descomunal durante anos, causado pelo distúrbio.

O NÚMERO
150 ... mil seringas e agulhas descartáveis foram doadas pelo Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) para aplicação da vacina contra a hepatite B nos cirurgiões-dentistas, na campanha nacional de vacinação iniciada ontem.

A FRASE
``Não podemos permitir que uma doença controlável como a hepatite B continue a ser uma ameaça para nós e nossos pacientes."
Do cirurgião-dentista Emil Adib Razuk, presidente do Crosp, no jornal oficial da instituição, ao destacar a necessidade da campanha de vacinação

Saliva pode detectar presença do HIV
O emprego da saliva para triagem inicial de casos de HIV positivos não é recente, mas as possibilidades agora são promissoras. Vários pesquisadores já detectaram a presença de anticorpos do vírus da Aids na saliva e há vários anos tentam produzir um teste confiável. Na exposição de produtos e equipamentos produzidos em Israel, que termina hoje no Centro Cívico da Hebraica, em São Paulo, foi apresentado o teste ImunoComb, que teria sensibilidade e especificidade para anticorpos HIV-1 e HIV-2. Em amostras de 99 pacientes portadores do HIV apresentou 100% de sensibilidade; em 1.125 doadores de sangue negativos para o HIV pelo método Elisa-HIV, o teste da saliva apresentou 98,1% de acerto.

Sinal clínico indica risco de morte
Médicos africanos identificaram em crianças doentes de malária sinais clínicos precoces de alto risco de morte. Na África, cerca de 90% das mortes por malária ocorrem em crianças. Kevin Marsh e colaboradores do Instituto de Pesquisas Médicas do Kenia explicam na revista ``The New England Journal of Medicine" que esses sinais são a presença de distúrbios de consciência ou dificuldade respiratória.

Texto Anterior: Dores de cabeça são as queixas mais frequentes
Próximo Texto: MG apura supostos maus-tratos a crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.