São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio uruguaio assusta os jogadores do Brasil

FERNANDO RODRIGUES e MÁRIO MAGALHÃES

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A RIVERA

A seleção brasileira de futebol está com medo do frio do Uruguai e já elegeu a baixa temperatura do país como um dos principais obstáculos para vencer a 37ª Copa América, que começa dia 5.
Os jogadores brasileiros saíram de Recife (PE) na sexta-feira, onde a temperatura estava em torno de 25 graus Celsius. Quando chegaram ao Uruguai, no final da tarde, a temperatura era de 12 graus.
Na hora em que a seleção começa a jogar suas três primeiras partidas, às 21h35 (não há diferença de horário em relação ao Brasil), a temperatura cai para zero grau.
Sopra no Sul nesta época o minuano -um vento frio e seco que vem do Sudoeste.
Por causa dele, a sensação no campo de jogo é de uma temperatura mais baixa do que aquela registrada pelos termômetros.
Os jogadores brasileiros estão hospedados em Santana do Livramento (500 km a sudoeste de Porto Alegre). Os jogos serão em Rivera, cidade contígua, mas já em território uruguaio.
``No Uruguai, no inverno, se joga à tarde. De noite é muito frio", disse à Folha Andres Machado Arcaus, secretário de Esportes da Prefeitura de Rivera.
Segundo Arcaus, os jogos da seleção brasileira vão começar às 21h35 ``por exigência da TV".
Os direitos de transmissão da Copa América para o Brasil são exclusivos da TV Globo.
Para enfrentar o frio, os jogadores da seleção brasileira estão preferindo ficar o máximo de tempo dentro do hotel. Acenam para os fãs das janelas dos quartos.
Os médicos fizeram um programa para que os atletas se adaptem ao clima. Segundo o médico Joaquim da Matta, são três as principais medidas contra o frio:
1) Todos os jogadores tomam seis gramas de vitamina C por dia.
A vitamina ministrada é o comprimido efervescente Redoxon de duas gramas. Para haver melhor aproveitamento, cada atleta toma um comprimido de manhã, outro na hora do almoço e um último depois do jantar;
2) Os atletas estão proibidos de tomar bebidas geladas ou com cubos de gelo;
3) Todos devem evitar ficar em locais expostos ao frio e ao vento. Quem quiser sair deve agasalhar-se ao máximo.
Os treinos da seleção estão previstos para começar às 9h e às 15h30. Para o preparador físico Luiz Carlos Prima, ``o ideal seria puxar os treinos para um horário próximo do horário dos jogos".
Indagado sobre treinar na parte da noite, o técnico Mario Jorge Zagallo respondeu com uma pergunta e uma exclamação: ``Você acha que eu vou treinar às 21h30? Só se for louco!"
A seleção já ganhou quatro edições da Copa América. A estréia é na sexta-feira, contra o Equador.
Os outros adversários são Peru (dia 10) e Colômbia (dia 13).

Texto Anterior: Maioria quer time jovem na Copa América
Próximo Texto: CBF reserva 40 quartos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.