São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
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Disco mostra vigor do gospel

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

``Harlem Sunday", do coral gospel Mount Moriah, faz a ponte entre tradição e pop. Apostando em ritmos dançantes e baladas de fácil refrão, o coral consegue traduzir elementos folclóricos de forma jovial e vigorosa.
Os sopranos, contraltos e tenores garante a vitalidade do grupo. E, para quem acha que um coral é só voz, o Mount Moriah chega com uma delicada combinação de bateria, baixo e teclado.
O gospel é o inventor da moderna música norte-americana. Blues, jazz, funk devem a ele tanto quanto o rap. Em ``Keep Faith", o Mount Moriah mostra sua atualidade incluindo um refrão rap.
O disco passa a impressão de que já se ouviu isso com outra roupa. Os ritmos que o seguem como fiéis discípulos apenas exacerbam algumas características. O jazz, arranjos e ritmo, o blues, a distorção das sonoridades, o rap, a batida conversando com a poesia.
Um fetiche do disco é a participação do Olodum em duas faixas. Quem espera uma jam de música africana pode se decepcionar. A batida do grupo baiano soa distante e esfumaçada em ``I'm Blessed" e ``The Lord Is my Light".
O bom humor prevalece no disco. Todas as letras falam de alegria, esperança e de como é possível atravessar tempestades e intempéries quando se tem a mensagem de Deus no coração.
O ``gospel do futuro" do Mount Moriah transveste tradição em música jovem. Mostra de forma alegre e envolvente como as raízes de um som vigoroso ainda apóiam os galhos dos ritmos que dele derivam.
(SC)

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