São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Telefone perde para inflação no Plano Real

DA REDAÇÃO

Investir em telefones no período do Plano Real (julho de 1994 a junho de 1995) foi um mau negócio.
Em um ano, os preços de venda de telefones tiveram uma variação média de -3,05%, contra uma inflação de 35,29% -medida pelo IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em real).
Nesse período, o bairro de Santana (zona norte) apresentou a maior queda: -23,83% (veja quadro).
No acumulado no semestre, os preços para venda tiveram uma variação positiva, mas também perderam para a inflação (7,52%), contra 10,83% do IPC-r.
O preço das linhas para compra tem caído há dois meses. As votações no Congresso e Senado para a quebra do monopólio das telecomunicações são as justificativas de especialistas desse mercado para as constantes quedas.
Nesse período, a região mais desvalorizada foi Palmeiras (-16,85%), na zona centro.
O mercado de locação de linhas, no entanto, foi um ótimo negócio. Em um ano, as linhas telefônicas em São Paulo tiveram variação média positiva de 102,83%.
Em seis meses (de janeiro a junho), a variação média acumulada dos preços ficou em 19,31%, também acima da inflação.
Nos últimos dois meses, a variação foi positiva (2,41%), porém ficou abaixo da inflação no período (4,44%).

Metodologia
O Datafolha faz o levantamento de preços de linhas telefônicas disponíveis para a venda e locação na cidade de São Paulo a partir de uma coleta de preços em 70 agências especializadas.
Foi calculada a variação percentual acumulada dos preços nos últimos dois meses (quando foi contestada a queda de preços) no primeiro semestre deste ano e em um ano, após a implantação do Plano Real.
Para se obter a variação em cada período, o Datafolha calculou o índice de cada mês e depois acumulou os índices mensais, comparando com o IPC-r.

A pesquisa de telefones é uma realização do Datafolha. O instituto é dirigido pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi. Essa pesquisa teve como assistente de planejamento a estatística Renata Nunes César.
As coordenadoras de projeto foram Marlene Peret e Rosana Maria Ruiz Bruno, auxiliadas por Maria Aparecida Hipólito e Ednei Marcio Frigo.

LEIA MAIS
sobre preços de telefones na tabela à pág. 8-2.

Próximo Texto: Novo sistema medirá padrão ambiental nas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.