São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo sistema medirá padrão ambiental nas empresas

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se até algum tempo atrás ouvir pequenos empresários falarem de ISO 9000 causava estranheza, chegou o momento de saber o que é a ISO 14000 (veja quadro).
Empresas brasileiras que de alguma forma agridem o meio ambiente devem ficar atentas à aprovação das normas dessa série.
Definitivamente, não é uma nova moda que surge depois de toda a discussão sobre a ISO 9000, que trata da qualidade de produtos e processos (leia texto abaixo).
Há um grupo de técnicos de vários países -entre eles 22 brasileiros- estudando como devem se comportar as empresas e como devem ser feitos os produtos -para que o homem e a natureza não sejam prejudicados.
As mudanças não afetarão apenas as grandes indústrias e devem chegar às médias e pequenas empresas, prevêem os técnicos.
As discussões dos especialistas acontecem no âmbito da ``International Organization for Standardization", a ISO, e o Brasil é representado por técnicos credenciados junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo Francesco De Cicco, 43, diretor-executivo do QSP (Centro Brasileiro de Qualidade, Segurança e Produtividade), as normas devem entrar em vigor no início do próximo ano.
``A ISO 14000 será composta por normas que tratam dos sistemas de gestão ambiental."
Cada norma terá um número. A 14.001 irá regulamentar a forma de produção necessária para que o meio ambiente não fique poluído. ``A garantia do produto não-poluente será feita por outra norma, dentro da série 14000."
``Sob a questão ambiental e as normas e procedimentos do sistema de gestão se esconde uma pressão dos países industrializados pela reserva de mercado", afirma Antônio Márcio Avellar, 46, presidente da ABNT, a única entidade brasileira com assento garantido nas discussões da ISO.
Para Avellar, ao elaborar normas e citações tecnológicas estão sendo impostas barreiras comerciais às empresas que não aderirem às novas regras. ``Temos vários setores que poderão ter as exportações afetadas pelas normas."
O produto pode ser condenado por não ter qualidade ambiental por critérios que vão desde a obtenção da matéria-prima, passando por todas as etapas de produção, afirma o presidente da ABNT.
Com a definição dos sistemas de gestão, esse procedimento chegará às pequenas empresas a médio prazo, já que todos os setores serão atendidos.

Texto Anterior: Telefone perde para inflação no Plano Real
Próximo Texto: CONHEÇA A ISO 14000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.