São Paulo, terça-feira, 4 de julho de 1995 |
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Revise o veículo antes de viajar
MARCELO TADEU LIA
Faça uma checagem no estado geral dos pneus, suspensão, motor, freios e iluminação (veja quadro abaixo, à esquerda). ``A revisão sempre deve ser feita alguns dias antes da viagem e nunca um pouco antes de entrar na estrada", aconselha o mecânico Luiz Yoshimura. Segundo Yoshimura, é sempre bom rodar em ruas e avenidas depois do check-up para saber se o carro está em boas condições. Para quem vai a lugares mais frios e tem um modelo a álcool, equipado com carburador (sistema mecânico onde ocorre a mistura de ar e combustível), o ideal é checar o sistema de partida a frio. Não deixe faltar gasolina no reservatório. Os modelos mais novos, dotados de injeção eletrônica -que controla através de sensores a entrada de combustível- dispensam maiores cuidados. Os pneus devem ter sulcos com mais de 1,6 mm de profundidade. Não devem, ainda, apresentar cortes ou bolhas. A calibragem deve ser feita com os pneus frios -a pressão está indicada no manual do proprietário. Pneus com desgaste irregular, volante vibrando e carro puxando para um dos lados podem representar falta de alinhamento e balanceamento -ou má conservação dos componentes da suspensão. O alinhamento corrige a falta de paralelismo das rodas (quando elas convergem para dentro ou para fora em relação ao eixo). O balanceamento retira o desequilíbrio -quando o carro puxa para um dos lados. Falta de alinhamento e balanceamento compromete a estabilidade, principalmente em curvas. Em oficinas especializadas, alinhar e balancear as rodas custa entre R$ 30 e R$ 50. Amortecedores e molas garantem a dirigibilidade, estabilidade e segurança do veículo. Os amortecedores atuam na suspensão, reduzindo o balanço da carroceria durante a passagem da roda por irregularidades do piso. Quando funcionam bem, os amortecedores mantêm os pneus mais tempo em contato com o piso da estrada. Já as molas absorvem os primeiros impactos da roda com o chão. Ruídos metálicos nas rodas, falta de estabilidade e carroceria inclinada são alguns sintomas de problemas na suspensão. Os freios também exigem uma revisão mais cuidadosa. Pastilhas gastas reduzem a eficiência do sistema e danificam os discos. Verifique também o nível do fluido de freio e complete o reservatório, se necessário. Texto Anterior: Folha vai fornecer preços pelo telefone; Castrol lança óleo para motor 4 tempos; Novik e Unicamp trocam tecnologia; O NÚMERO; Bamerindus lança plano para Mercosul Próximo Texto: Advogado manda checar Monza Índice |
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