São Paulo, terça-feira, 4 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado manda checar Monza

DA REPORTAGEM LOCAL

O advogado Paulo Augusto Nunes Ferreira, 37, fez um check-up completo em seu Monza Classic 90 antes de viajar com a família para Angra dos Reis (RJ).
``Faço revisão no veículo pelo menos duas vezes por ano ou sempre antes de viajar. Por isso, nunca fiquei parado na estrada", afirmou Ferreira.
O advogado precisou trocar as pastilhas e as lonas de freio. Também fez balanceamento e alinhamento das rodas.
``Agora o carro está perfeito", garante.
Para Ferreira, antes de viajar é sempre bom checar pneus, amortecedores, freios e parte elétrica. ``Isso é o mínimo que uma pessoa pode fazer antes de colocar a família dentro do carro."
Antes de feriados e em épocas de férias, as oficinas e centros automotivos têm aumento acentuado de serviço.
Na rede Zacharias, que faz check-up gratuito nos freios, suspensão e pneus, a procura praticamente dobra nesses períodos.
``Nos procuram, principalmente, para trocar pneus e fazer balanceamento e alinhamento. Aproveitamos e fazemos uma checagem preventiva", diz Abílio José Neto, 37, gerente de atendimento.
O mecânico Luiz Yoshimura aconselha, além do check-up normal nos itens de segurança, a verificação do estado de uso das palhetas do limpador de pára-brisa.
``No inverno, a garoa fina é comum e prejudica muito a visibilidade. Faróis também merecem atenção especial, principalmente para viagens noturnas."
Dirigir sob neblina requer muito cuidado, avisa Yoshimura.
``Nessas condições, use sempre farol baixo e mantenha uma boa distância do veículo que está à frente", afirma.
Com neblina, o farol alto acaba prejudicando ainda mais a visibilidade, ao invés de ajudar.
Também não ligue o pisca alerta, pare o veículo no acostamento ou saia do carro.
Se a neblina estiver muito espessa, o melhor é parar o veículo em um posto de combustível ou em algum outro local seguro.

Texto Anterior: Revise o veículo antes de viajar
Próximo Texto: Polícia Rodoviária intensifica fiscalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.