São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobe título da dívida brasileira

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda dos juros dos EUA elevou as cotações dos papéis brasileiros no exterior. O ``C-bond" (papel que paga juros fixos e tem prazo de 15 anos) fechou a US$ 0,50875, com valorização de 2,26%.
É que a queda dos juros dos EUA acaba provocando um aumento do ganho relativo em dólar de aplicações feitas em papéis ou ações brasileiros.
Segundo os analistas financeiros ouvidos pela Folha, vai crescer o ingresso de investimentos estrangeiros.
Deiwes Rubira de Assis, do ING bank, estima um crescimento de 30% a 40% das aplicações de estrangeiros, embora ressalte que o fluxo vai continuar sendo menor do que o que havia antes da crise mexicana.
Roberto Ruhman, do Banque Indosuez, também considera que haverá um crescimento do ingresso, ``mas não se deve ter uma grande euforia".
Já Sérgio Gabrielli, do Banco de Boston, afirma que, mantida o atual juro no Brasil, ``podem ingressar até US$ 2 bilhões neste mês". Ele explica que muitos fundos norte-americanos garantem ao aplicador uma determinada rentabilidade. ``Com a queda dos juros, os administradores terão de buscar esse ganho no exterior."
Deiwes diz ainda que a decisão dos EUA abre espaço para alguma queda dos juros brasileiros. Ele lembra que o atual patamar é ainda um reflexo da crise mexicana.
Logo, existe a possibilidade de algum barateamento no custo das emissões de títulos no exterior, da ordem de meio ponto percentual ao ano.
(JCO)

LEIA MAIS
sobre o mercado financeiro na pág. 4

Texto Anterior: EUA reduzem taxa de juros
Próximo Texto: Pronto-socorro; Captação externa; Liquidação interna; Conselho itinerante; Créditos podres; Dinheiro circulando; De volta; Animais de lazer; Mercado publicitário; Novo banco; Mercado emergente; Novo recreio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.