São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Montreux começa em ritmo funk e inclui Chico Science

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mago norte-americano do funk George Clinton e a banda D-Funk All-Stars comandam hoje à noite, na Suíça, a abertura do 29º Montreux Jazz Festival -um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no mundo.
Cerca de 120 mil espectadores frequentaram os 16 dias de programação desse festival, em 94. Com pelo menos seis shows por noite nas duas salas oficiais, além de dezenas de apresentações gratuitas em dois palcos ao ar livre, a expectativa é de que o público seja maior ainda neste ano.
Uma novidade de última hora na programação é o show de Chico Science & Nação Zumbi. A banda pernambucana apresenta-se amanhã, no Miles Davis Hall (com capacidade para 2.000 pessoas), ao lado de The Specials e The Busters, na noite batizada ``Ska, Jump and Crazy Night".
Com ingressos esgotados há mais de um mês, acontece amanhã, no Stravinski Hall (capacidade para 3.000 pessoas), a tradicional noite brasileira, que reúne João Bosco, Gal Costa e Timbalada.
A presença brasileira se estende ao domingo. No mesmo palco, acontece a ``Bahia Night", que destaca as bandas baianas Olodum, Mel e Asa de Águia. A Banda Eva comanda um passeio musical de barco pelo lago Genebra.
Além de um show do violonista Baden Powell, na noite de encerramento do festival (dia 22), a MPB estará representada ainda no dia 18, quando o saxofonista americano Joe Henderson comanda um tributo a Tom Jobim, acompanhado por músicos brasileiros.
Cada vez mais aberto a todas as tendências da música popular contemporânea, o festival vem se transformando em uma ampla vitrine da produção mundial.
A noite de acid jazz, neste domingo, é comandada pelo rapper norte-americano Guru, que exibe a nova formação de sua banda Jazzmatazz. Abrindo o programa, aparece o grupo James Taylor, sucesso nas pistas britânicas.
Fora algumas atrações esparsas, o elenco mais jazzístico desta edição concentra-se em noites organizadas por selos especializados, como o Verve e o Blue Note.
Entre veteranos e revelações recentes, destacam-se a cantora portuguesa Maria João e o pianista Randy Weston (dia 17), o organista Jimmy Smith e o guitarrista John McLaughlin (dia 18), a cantora Dianne Reeves e o pianista Jacky Terrasson (dia 19).
A música da África está representada em duas noites. O malinês Salif Keita, o senegalês Baba Maal e o argelino Cheb Mami são atrações do dia 15. O senegalês Youssou N'Dour canta no dia 20.
Já para os fãs do blues e do soul não faltam atrações e grandes astros: Van Morrison (dia 10); B.B. King e Wilson Pickett (dia 11), James Brown (dia 14); Chaka Khan (dia 16); Lucky Peterson e Big Daddy Kinsey (dia 17).

Texto Anterior: Alienação e animalização se confundem
Próximo Texto: Neil Young mostra que Pearl Jam é mais fã do que discípulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.