São Paulo, sexta-feira, 7 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque turco deixa 57 mortos no Iraque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Exército da Turquia invadiu ontem o território curdo no norte do Iraque e matou 57 guerrilheiros separatistas. Foi a primeira ação do tipo desde que os turcos desocuparam a região em maio.
Os curdos, liderados pelo PKK (sigla para Partido dos Trabalhadores Curdos, comunista), lutam há 11 anos pela independência do Curdistão, entre o sul da Turquia e o norte do Iraque. A disputa matou mais de 15 mil pessoas.
Segundo o coronel Dogu Silahcioglu, porta-voz das forças turcas, um comando penetrou cerca de quatro quilômetros no território iraquiano, destruiu duas bases rebeldes e voltou. O local do ataque e o número de baixas entre os turcos não foram revelados.
"Apenas queremos evitar ataques terroristas no nosso país, disse o coronel Silahcioglu.
Foram usados no ataque, segundo o PKK, bombardeiros e tropas aerotransportadas. A Turquia havia retirado 35 mil homens do norte iraquiano em maio. O governo iraquiano não comentou a ação.

Texto Anterior: Itália vai julgar estilistas por corrupção
Próximo Texto: Justiça do Chile decide enviar militar para a prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.