São Paulo, sábado, 8 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olodum grava disco ao vivo em Montreux

CARLOS CALADO
ENVIADO ESPECIAL A MONTREUX

Atração principal da noite baiana do 29º Montreux Jazz Festival, neste domingo, na Suíça, a banda Olodum aproveita a ocasião para gravar ao vivo seu próximo disco. Ainda sem título, o álbum terá lançamento simultâneo no Brasil, nos EUA e na Europa.
``Esse disco vai retomar a força percussiva do Olodum, pois reúne vários sucessos antigos que serviram para abrir as portas do mercado internacional", adianta João Jorge, diretor cultural do grupo.
``Faraó", ``Ladeira do Pelô" e ``Protesto Olodum" são alguns dos velhos sucessos da banda revisitados no disco, que terá versões diferentes no Brasil e no exterior.
Além de dez faixas comuns às duas edições, no Brasil serão acrescentadas quatro músicas entre as várias que os compositores do Olodum prepararam para o Carnaval do próximo ano.
O lançamento oficial acontece no dia 19 de novembro, com um grande show ao ar livre, na praça municipal de Salvador, na Bahia. A expectativa é de que pelo menos 50 mil pessoas assistam ao evento, como já aconteceu em 94, no lançamento do último disco.

Turnês
Em turnê pela Europa desde 10 de junho, incluindo Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Holanda, França, Itália e Espanha, a banda recebeu reforço de mais integrantes para o show gravado em Montreux. Entre músicos, vocalistas e dançarinos, 34 pessoas vão se revezar no palco do Stravinski Hall.
Segundo Billy Arquimino, diretor de relações internacionais do grupo, o Olodum acaba de assinar um convênio com a Universidade de Gainsville (Flórida, EUA).
Em troca de apresentações e workshops do grupo para os alunos da universidade, integrantes do Grupo Cultural Olodum frequentarão cursos de informática, inglês e música nos EUA.

Noite brasileira
Com ingressos esgotados há mais de um mês, hoje acontece a tradicional noite brasileira de Montreux. A abertura fica por conta da Timbalada, que está excursionando pela primeira vez por alguns países da Europa.
A segunda atração da noite é João Bosco. O cantor interrompeu as gravações de seu próximo álbum, no Rio, para participar do festival.
Quem fecha o programa é Gal Costa, que promete mostrar o repertório de seu último disco, ``Mina D'Água do meu Canto". Para o final desse show está prevista uma participação do Olodum.
Claude Nobs, criador e diretor do festival, também convidou o grupo baiano para uma ``canja" no show do mestre do funk George Clinton -ontem à noite, na abertura oficial do evento.

O jornalista CARLOS CALADO viaja a Montreux a convite da Polygram e da Warner

Texto Anterior: Sinfônica do Estado abre Festival de Inverno hoje
Próximo Texto: Solo de Natalie Merchant decepciona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.