São Paulo, sábado, 8 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chacina faz Tchetchênia parar diálogo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os rebeldes da república separatista da Tchetchênia interromperam ontem as negociações de paz com a Rússia depois que sete civis tchetchenos foram chacinados em um subúrbio da capital Grozni.
Os mortos eram da mesma família, incluindo duas meninas e um idoso. Eles teriam sido massacrados por homens em uniformes russos na madrugada de ontem.
"Toda gota de sangue tchetcheno será vingada", afirmou o principal negociador rebelde, Usman Imaiev, que falava a cerca de mil pessoas no centro de Grozni, com o corpo de uma menina de dois anos nos braços.
A Rússia invadiu a Tchetchênia em dezembro, começando uma guerra que matou, segundo levantamentos extra-oficiais, mais de 25 mil pessoas desde então.
Desde o ataque terrorista tchetcheno à cidade russa de Budennovsk, no mês passado, foi decretado um cessar-fogo. Os russos pararam os ataques e permitiram que os guerrilheiros voltassem à Tchetchênia em troca da libertação de mil reféns em um hospital.
Um negociador russo, Mikhail Krasnov, disse à agência de notícias "Itar-Tass em Grozni que as conversas apenas foram suspensas temporariamente e que elas podem recomeçar amanhã.

Texto Anterior: Itália condena 2 ex-ministros à prisão
Próximo Texto: Barco francês deixa de seguir Greenpeace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.