São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks anuncia este mês nova fábrica de motores

ARTHUR PEREIRA FILHO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A Volkswagen anuncia até o final deste mês o local onde vai construir a sua nova fábrica de motores. A afirmação foi feita ontem no Rio pelo vice-presidente mundial da empresa, José Ignacio López de Arriortúa.
Segundo López, a cidade de São Carlos (SP) -preterida na escolha da fábrica de caminhões- tem grandes chances de ser a escolhida.
``As chances de São Carlos são boas. Vamos comunicar a decisão em duas ou três semanas", disse.
Segundo ele, ``o governo de São Paulo precisa conversar bastante com o presidente", disse referindo-se a Pierre-Alain de Smedt, presidente da Volkswagen do Brasil.
Segundo Smedt, a nova fábrica vai produzir motores de alta tecnologia que serão ``revolucionários" na categoria de motores de baixa cilindrada.
Smedt disse que, embora São Carlos seja uma boa alternativa, São Bernardo e Taubaté também ``estão no páreo".

Resende
Sobre a nova fábrica de caminhões, López afirmou que o primeiro veículo deve sair da linha de montagem no final de outubro ou início de novembro.
``Não há fábrica igual em todo o mundo nem mesmo no Japão", disse. Ele batizou o sistema de produção como ``consórcio modular".
``Esse sistema será a partir de agora conhecido no mundo todo e em português, assim como nós nos referimos hoje ao just-in-time", afirmou López.
O vice-presidente mundial da Volks disse que mais importante do que a escolha do Rio era a escolha do Brasil para sediar a nova fábrica, que pretende ser um centro de excelência.
López fez o anúncio ao lado do governador Marcelo Allencar e do secretário da Indústria do Estado, Ronaldo Cezar Coelho. Smedt também participou da cerimônia.
``O Brasil é a melhor e a maior operação da Volkswagen fora da Alemanha. Nós temos muita confiança no Brasil."
López disse ainda que o presidente Fernando Henrique não fez qualquer pedido para que ele levasse a fábrica de caminhões para o Rio. ``Foi uma escolha totalmente técnica", completou.

O jornalista Arthur Pereira Filho viajou ao Rio a convite da Volkswagen

Texto Anterior: Governador e executivos da VW usam o mesmo fusca 58 de JK
Próximo Texto: Dorothea já admite crédito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.