São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro Negro de Praga traz `Peter Pan'

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BUENOS AIRES

Espetáculo: Peter Pan
Com: Teatro Negro de Praga
Onde: Teatro Cultura Artística (Rua Nestor Pestana, 196, tel. 256-0223, centro)
Quando: De 18 a 20 de julho, às 21h
Ingressos: R$ 25,00 a R$ 35,00

O Teatro Negro de Praga é uma instituição cultural tcheca. Existe há 34 anos e hoje seus espetáculos são atrações quase obrigatórias para os estrangeiros que visitam o país.
Com dois elencos, um fixo, que permanece na capital da República Tcheca, e outro que vive em turnê pelo mundo, o Teatro Negro de Praga volta ao Brasil depois de 15 anos, com o espetáculo ``Peter Pan".
A temporada brasileira do grupo começa em São Paulo, onde se apresenta de 18 a 20 de julho, no Teatro Cultura Artística. Segue para Curitiba (dias 21 e 22, Teatro Guaíra), Belo Horizonte (24 e 25, Palácio das Artes) e Rio de Janeiro (27 a 30, Teatro João Caetano).
A maior característica do Teatro Negro de Praga é utilizar os recursos mais rudimentares do teatro para criar um mundo fantasioso, com objetos e animais de brinquedo que criam vida, e personagens que se deslocam no ar, alheios às leis da gravidade.
Quando surgiu, em 1961, era uma grande novidade. Misturando teatro, pantomima, marionetes e dança, foi precursor de grupos como o norte-americano Momix e o canadense Cirque du Soleil.
Só que o Teatro Negro de Praga pouco se rendeu à tecnologia. Para criar suas ilusões visuais, continua se valendo da ``caixa preta", ou seja, o palco escuro, com atores muito hábeis e truques normais de iluminação.
Segundo Jiri Koptik, um dos diretores do grupo que acompanha a atual turnê pela América do Sul, a única modificação introduzida nos últimos anos foi a projeção de slides, que tornou os espetáculos mais coloridos.
``Procuramos preservar os elementos básicos do teatro", diz Koptik. ``Nosso objetivo é abrir as portas da fantasia, com espetáculos que agradam um público que vai dos 5 aos 105 anos. Este é o segredo de nossa longevidade."
Koptik explica que as técnicas utilizadas pelo Teatro Negro de Praga são tão fáceis que cabem em qualquer teatro. ``Como não utilizamos a palavra, somos compreendidos por todo mundo."
A maior dificuldade fica por conta dos atores e bailarinos. Alguns permanecem invisíveis. Vestidos de negro, têm que se mover cuidadosamente no escuro, para que as ilusões de ótica aconteçam.
``Peter Pan", o espetáculo que será mostrado no Brasil, estreou em dezembro de 1993 em Londres. ``Foi uma encomenda do Teatro Sadler's Wells, que se entusiasmou com o sucesso na Inglaterra de nossa produção anterior, `Alice no País das Maravilhas' ", conta Koptik.
Em dois atos, ``Peter Pan" tem roteiro e direção de Jiri Srnec, fundador do Teatro Negro de Praga, que ficou na sede do grupo, o Teatro Adria, ensaiando a próxima produção, inspirada em lendas tchecas.
Com todos os heróis e vilões em cena, como Sininho e o Capitão Gancho, ``Peter Pan" tem música especialmente criada por Jiri Koptik. Como sempre, a trilha sonora dos espetáculos do grupo tem papel fundamental, pois se integra totalmente ao ritmo do que acontece no palco.

Texto Anterior: A política da rúcula
Próximo Texto: Festival permite intercâmbio de bolsistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.