São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival permite intercâmbio de bolsistas

FILIPE WHITAKER SALLES
DO BANCO DE DADOS

O 26º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que começou no último final de semana tem, este ano alguma satisfação a dar a seus bolsistas e ouvintes.
Foi possível manter o padrão do Festival com verbas privadas? Segundo o orçamento, sim, mas a prática por vezes difere muito da teoria, e, em última leitura, só existem expectativas.
Segundo Sígrido Levental, da Diretoria da Universidade Livre de Música, os fatos contribuem para o sucesso do evento.
É meta do festival que, em todos os anos, exista um tema, o que facilita o patrocínio de empresas privadas com maior possibilidade de contribuir se tiver interesse no tema em questão. O deste ano tem o gancho político do Mercosul.
``Estamos oferecendo o mesmo número de bolsas que o ano passado, 180, divididos em orquestra sinfônica, Big Band, corais e grupos de câmara", diz Sígrido.
A rigorosa seleção dos músicos, que inclui teste teórico e prático, contribui para um aproveitamento intenso dos bolsistas. A novidade é a ênfase no intercâmbio.
Algumas vagas foram reservadas para o Chile, Argentina e Uruguai. ``Os músicos virão por conta de entidades de seu país", diz Sígrido. ``Com o festival, o músico terá em sua bagagem cultural uma vivência única". Sígrido cita a prática de palco, importantíssima para a formação do músico.
A burocracia tomou precioso tempo fazendo com que algumas atrações não fossem confirmadas, como professores estrangeiros.
Sueldo Nascimento Francisco, 26, é violoncelista da Orquestra Sinfônica de Santo André, já foi ao festival em 94. ``A troca de informações e consciência da dimensão, a nível nacional e internacional, da música, são intensos e constantes."
A distribuição de professores é desequilibrada. ``O padrão dos músicos diminuiu. No ano passado haviam três professores de violoncello, dois estrangeiros e um brasileiro, e este ano só há dois, provavelmente brasileiros", diz Sueldo.

Texto Anterior: Teatro Negro de Praga traz `Peter Pan'
Próximo Texto: ``Estou sempre com o presidente, não importa o partido", diz Stone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.