São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenpeace diz estar no atol

VINÍCIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O Greenpeace anunciou ontem que uma de suas lanchas, com três tripulantes, ainda está no atol de Mururoa, no oceano Pacífico.
No domingo, o navio Rainbow Warrior 2º (Guerreiro do Arco-Íris 2º), do grupo ambientalista, invadiu águas territoriais francesas para protestar contra os testes nucleares que a França pretende realizar no atol a partir de setembro.
O barco foi atacado com bombas de gás lacrimogêneo pela Marinha francesa.
Anteontem, os tripulantes do navio foram soltos e levados de volta a ele. O barco foi para o Taiti, para reparos.
O Greenpeace disse à Folha que o canadense David McTaggart, fundador do movimento, o neozelandês Henk Haazen e o australiano Chris Robinson estão no atol.
Eles teriam saído do veleiro Vega, também do Greenpeace, quando a marinha atacava o Rainbow Warrior 2º. Segundo o Greenpeace, os três militantes podem ficar no atol por um mês. O governo francês nega a presença da lancha dos ambientalistas no atol.
O Greenpeace publicou ontem anúncio de página inteira no jornal parisiense ``Libération". O movimento pedia contribuições para suas campanhas. Ele quer ter direito a um assento no conselho diretor máximo da entidade.
(VTF)

Texto Anterior: Chirac é vaiado no Parlamento Europeu
Próximo Texto: Líder argelino é morto em Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.