São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela disfarça preconceito racial e agrada telespectadores

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O ``racismo cordial" chegou à Globo. E o público está batendo palmas.
Uma pesquisa patrocinada pela emissora há pouco mais de um mês revela que telespectadores do Rio e de São Paulo se identificam com os personagens negros da novela ``A Próxima Vítima".
Identificar-se, no caso, não significa apenas gostar dos Noronha, a família negra de classe média que compõe um dos principais núcleos da trama. Significa também -e principalmente- que:
1) O público aponta como ``reais" as situações protagonizadas na novela das 20h30 por Cleber (Antonio Pitanga), Fátima (Zezé Motta), Sidney (Norton Nascimento), Jeferson (Lui Mendes) e Patrícia Noronha (Camila Pitanga).
2) Os telespectadores consideram ``positivo" que ``A Próxima Vítima" enfoque a família de maneira ``tão verossímil". Julgam, ainda, que tal abordagem é ``inédita" na televisão brasileira.
E é mesmo -mas não pelo motivo que a pesquisa indica. Para as pessoas que participaram do levantamento, o fato de os Noronha pertencerem à classe média diferencia ``A Próxima Vítima" das demais novelas.
Os pesquisados dizem que já estava na hora de a teledramaturgia nacional deixar de retratar o negro como pobre. A realidade é mais ampla, afirmam. E nem todas as famílias negras do país enfrentam problemas financeiros.
Ocorre que, muito antes de ``A Próxima Vítima", outras novelas da Globo abriram espaço para personagens negros de classe média.
Há 20 anos, o ator Milton Gonçalves viveu um psiquiatra em ``Pecado Capital", de Janete Clair. Mais recentemente, ``Corpo a Corpo" (1984/85), ``Mandala" (1987/88) e ``Pedra Sobre Pedra" (1992) mostraram negros ocupando posições sociais de destaque.
A diferença é que, em ``A Próxima Vítima", reina a democracia racial.
Tradicionalmente, os negros de classe média entram nas novelas da Globo para se confrontar com personagens brancos.
Exemplo: em ``Pedra Sobre Pedra", que a emissora está reprisando às 14h10, o padre Otoniel (Antonio Pompeo) assume a paróquia de Resplendor e provoca a ira racista de Gioconda Pontes (Heloísa Mafalda).
A beata, um tanto lunática, chama o pároco de ``coisa preta" e ``tição". Ofende-o com uma virulência que dificilmente os telespectadores presenciariam nas ruas.
Em ``A Próxima Vítima", o autor Silvio de Abreu segue outro caminho, que considera mais adequado à realidade brasileira.
À primeira vista, negros e brancos convivem harmoniosamente na novela. Nunca admitem rivalidades étnicas. Mas, de vez em quando, deixam escapar alguma conduta preconceituosa. São, em duas palavras, ``racistas cordiais".
A mudança de tom interessa à Globo. O preconceito explícito das novelas anteriores costumava gerar protestos de artistas e militantes políticos. A grita não soaria nada bem agora -ano em que se festeja o terceiro centenário da morte de Zumbi, o mais importante líder negro do país.

Texto Anterior: ``Telespectador não é brinquedo"; "`Malhação' é um fiasco"
Próximo Texto: Cenas retratam ``racismo cordial"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.