São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nada como um bom susto ou uma emoção forte para arrepiar pele

KATHY WOLLARD

Receita para ficar com a pele arrepiada: pegue uma sala escura. Coloque lá uma irmãzinha ou irmãozinho atrás de uma porta entreaberta. Dê uma pulo para dentro. Batata! Pele arrepiada instantaneamente, acompanhada de berros. Tudo seguido por um grito reprovador (possivelmente dos pais).
Na Grã-Bretanha, pele arrepiada é chamada de ``goose flesh" (pele de ganso). As pessoas que falam inglês e não tem uma palavra em sua língua como ``arrepiada" vem emprestando a pele do ganso, pelo menos desde 1800.
Mas o que tem a pele arrepiada com os gansos? As pessoas costumavam comer muito mais ganso antigamente. Especialmente em feriados. Depois que o ganso é depenado, sua pele aparece e ela tem uma série de pelotinhos -onde as penas estavam pregadas antes de ser arrancadas. Então, quando alguém se assusta ou tem frio, sua pele fica igual a de um ganso -cheia de pelotinhos. Daí, em inglês se diz que tem ``goose bumps" (nos Estados Unidos) e ``goose flesh" (na Grã-Bretanha).
O que provoca arrepio na pele? Os pelotinhos típicos de quem está arrepiado, aparecem quando os músculos ao redor dos pelos no braço se contraem. Esse movimento empurra um pouco de pele e pêlo para cima, provocando os tais pelotinhos.
Você já viu o rabo de um gato se arrepiar ou um porco-espinho ``engordar" repentinamente? Também são formas de ficar arrepiado.
Animais, incluindo os seres humanos, ficam arrepiados quando são surpreendidos ou ameaçados. Cientistas dizem que o arrepio faz parte da linguagem de defesa e quer dizer: ``Brigue ou se mande".
Uma onda de hormônios faz com que os músculos se contraiam. Os hormônios são substâncias químicas produzidas por nosso organismo. Essas substâncias são responsáveis por funções que o corpo desempenha. Por exemplo, há hormônios responsáveis pelo crescimento, pelo aparecimento de pêlos etc.
Em um gato, os hormônios são responsáveis pelo arrepio. Quando está arrepiado, o gato parece maior do que é na realidade e pode assustar o inimigo.
Nos seres humanos, a função do arrepio é, ou pelo menos era, a mesma. Nossos ancestrais eram bem mais peludos do que somos hoje. Provavelmente, quando ficavam arrepiados pareciam maiores.
O arrepio aparece quando sentimos calafrios. Nos animais, isso acontece porque ao provocar o arrepio, o corpo dos animais fica mais quente.
Arrepios podem aparecer em situações emocionantes e não necessariamente amedrontadoras. Ouvir o hino de seu país campeão na Copa do Mundo, pode arrepiar. Como também vivenciar um ato de coragem ou lembrar de uma experiência emocionante.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD - devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: Livro tem sátira humorística
Próximo Texto: Que são cidades submergíveis?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.