São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Que são cidades submergíveis?

BILL PITZER

Mais de uma dezena das principais cidades do mundo, de Londres a Tóquio; de Houston a Bangkok, estão afundando nos locais em que foram construídas.
O fenômeno não se deve a seu peso, mas sim à quantidade de água que foi retirada do solo.
Em algumas ocasiões, Nova Orleans se converte em um prato cheio de água. Partes da cidade ficam 1,5 metro abaixo da superfície do mar. Para evitar as inundações provocadas pela inundação do rio Mississipi, foram cosntruídas barreiras. A topografia, uma espécie de raio X que se tira do solo de um terreno, não tem saída natural para a água das chuvas.
Os ingleses dizem que Londres parou de afundar, graças a uma barreira do rio Tâmisa. Ela custou milhões de dólares e demorou uma década para ser construída.
Parte do sistema de defesa contra inundações, a barreira construída com portas de aço, foi fechada em 11 ocasiões, desde que passou a funcionar, em 1984, para evitar a destruição provocada pelas marés altas.
Os terrenos costeiros mais baixos não são permanentes. Quando os londrinos usam água para fins industriais e domésticos, o solo se compacta para ocupar o espaço deixado pela água e acaba rachando na superfície.

Texto Anterior: Nada como um bom susto ou uma emoção forte para arrepiar pele
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.