São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

A FRASE; Hizbollah recusa perdão a Rushdie; Vice-ministro da Defesa de Israel se suicida; Russos e tchetchenos adiam conversações; Confrontos matam cinco em Chiapas; Defesa de Contreras tenta prorrogação; Sírios e israelenses voltam a se reunir; Papa defende direitos das mulheres

A FRASE
"Cuba está sempre disposta a responder a provocações. Somos os campeões da paciência, mas a paciência se acaba"
Fidel Castro, sobre a violação do território cubano na última quinta-feira por um grupo de exilados

Hizbollah recusa perdão a Rushdie
O secretário-geral da organização militante xiita Hizbollah (Partido de Deus), Hasan Nasralá, afirmou que "jamais será revogada a condenação à morte do escritor Salman Rushdie imposta pelo Aiatolá Khomeini.

Vice-ministro da Defesa de Israel se suicida
O vice-ministro da Defesa de Israel, Mordechai Gur, suicidou-se ontem com um tiro. Seu corpo foi encontrado no jardim de sua casa em Tel Aviv com uma pistola ao lado e um bilhete anunciando sua decisão de se matar. Gur, que sofria de câncer, escreveu no bilhete que já não suportava mais a dor.

Russos e tchetchenos adiam conversações
Foi anunciado ontem um recesso de três dias nas negociações de paz entre a Rússia e os rebeldes separatistas da Tchetchênia. Antes do anúncio, os negociadores afirmaram que confiavam na possibilidade de se chegar a um acordo que desse fim à guerra, iniciada há sete meses.

Confrontos matam cinco em Chiapas
Cinco pessoas morreram no Estado de Chiapas (México) em confrontos entre militantes do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI, governista) e o Partido da Revolução Democrática (PRD), de centro-esquerda, que começaram na sexta-feira.

Defesa de Contreras tenta prorrogação
A defesa do general chileno Manuel Contreras apresentou cinco novos requerimentos na tramitação do recurso de proteção para suspender a transferência do general do Hospital Naval onde está internado para uma prisão em Santiago. Ele é acusado pela morte do ex-chanceler socialista chileno Orlando Letelier nos EUA, em 1976.

Sírios e israelenses voltam a se reunir
O secretário de Estado norte-americano, Warren Christopher, anunciou ontem que os representantes de Israel e da Síria devem se reunir dentro de uma ou duas semanas para dar continuidade às negociações de paz. Os dois países discutem a devolução das colinas de Golã, em posse de Israel desde 1967.

Papa defende direitos das mulheres
O papa João Paulo 2º declarou ontem que "não se insistirá nunca o suficiente no fato de que a mulher deve ser valorizada em todos os âmbitos da vida. A defesa dos direitos e da dignidade femininos é uma preocupação frequente do papa, que publicou há uma semana uma "Carta Aberta às mulheres do mundo.

Próximo Texto: Chirac assume o exílio de judeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.