São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ocidente debate plano de defesa

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Chefes militares dos Estados Unidos, França e Reino Unido reuniram-se ontem à noite, em Londres, para definir um plano de defesa dos encraves muçulmanos na Bósnia, áreas sob proteção da Organização das Nações Unidas.
Participaram da reunião o chefe da junta do Estado-Maior dos EUA, John Shalikashvili, o almirante francês Jacques Lanxade e o marechal britânico Peter Inge.
No encontro, os chefes militares tentaram encontrar um consenso sobre qual a melhor estratégia para barrar o avanço dos sérvios.
O governo norte-americano parece disposto a ceder 200 helicópteros para o transporte de tropas da ONU até o encrave muçulmano.
Os governos britânico e francês, no entanto, não estão conseguindo chegar a um acordo.
O presidente da França, Jacques Chirac, defende uma escalada militar pelas tropas da ONU para impedir a invasão de Gorazde.
Já o primeiro-ministro britânico, John Major, está reticente quanto ao maior envolvimento de tropas britânicas no conflito e defende uma ação ``realista".
Para o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Malcolm Rifkind, qualquer decisão política deve levar em conta uma ``avaliação militar profissional".

Texto Anterior: Holandeses chegam a Zagreb
Próximo Texto: Norte-americanos são libertados pelo Iraque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.