São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais civis ameaçam PMs pelo rádio

DA REPORTAGEM LOCAL

O delegado-geral da Polícia Civil, Antônio Carlos de Castro Machado, 64, requisitou fitas gravadas com as conversas entre policiais civis pela rede de rádio da polícia no último fim-de-semana.
Segundo Machado, os policiais xingaram a Polícia Militar se referindo aos membros da corporação como ``cabeças de penico ". Além disso, ameaçaram atirar em PMs.
As conversas foram gravadas por emissoras de rádio e pelo Cepol (Centro de Operações da Polícia Civil). O centro de operações pode identificar os policiais que participaram dessas conversas caso eles tenham usado os rádios instalados nos carros oficiais.
Esses rádios são registrados no Cepol, que identifica cada um desses aparelhos no momento em que um deles entra em contato com o centro de operações.
As conversas foram uma espécie de continuidade à rebelião de 300 policiais civis, que cercaram o Presídio da Polícia Civil na semana passada para impedir a transferência de policiais presos para um outro presídio.
A ordem de transferência havia sido dada pelo Tribunal de Justiça. Os policiais civis rebelados cercaram 110 homens da tropa de choque da PM, um juiz e dois promotores que haviam ido ao presídio para cumprir a ordem judicial.
Segundo o delegado-geral, se os policiais usaram aparelhos particulares de rádio nas conversas, eles não podem ser identificados, porque não são registrados no Cepol.
As fitas com as conversas serão anexadas à sindicância que apura o incidente em frente ao presídio. Até ontem, nenhum dos policiais que se rebelaram havia sido afastado ou suspenso.

Transferência
Hoje, a Polícia Civil deverá começar a transferir os presos do 81º DP, no Belém (zona leste) a fim de usar as quatro celas da delegacia para abrigar parte dos policiais civis encarcerados no Presídio da Polícia Civil.
Atualmente, o 81º acolhe presos que têm diploma universitário. Ainda não estava definido quais policiais presos deverão ir para essa delegacia.
O plano da Polícia Civil é separar os policiais que foram condenados pela Justiça dos que estão presos aguardando julgamento.
O delegado-geral disse também que deverá ter hoje o esboço do novo regulamento disciplinar do Presídio Especial da Polícia Civil. O documento deve ser apresentado ao secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva.

Texto Anterior: Leitora tem seu CPF retido na Receita Federal
Próximo Texto: Presos 2 acusados de jogar droga em cadeia; Jovens são acusados de matar irmão a pauladas; Detentas se rebelam em DP da zona norte; Advogado afirma que delegado agrediu rapaz; Acidente mata 2 e fere 5 no interior de SP; Polícia adia entrega de laudo sobre teleférico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.