São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Pesquisa traça perfil do usuário doméstico Trabalho feito pelo Datafolha ouviu 13 mil pessoas RODOLFO LUCENA
Em uma pesquisa, foram ouvidas 11.622 pessoas entre 2 de maio e 1º de julho, verificando a taxa de posse de equipamentos de informática. Na outra, realizada de 5 a 7 de julho, o Datafolha entrevistou 1.361 pessoas e traçou um perfil do mercado dos usuários domésticos de informática em São Paulo, nas classes A, B e C -a classificação é por posse de bens e vai até a classe E, a mais baixa. Segundo o trabalho, 17% têm microcomputador em casa, em São Paulo. Cerca de 10% dos usuários de micros têm duas ou três máquinas em casa. Nos Estados Unidos, 39% das casas têm computador. Desse total, 26% têm dois micros e 12% têm três ou mais, conforme pesquisa feita pelo instituto Fairfield Research no ano passado. Segundo a pesquisa do Datafolha, 12% da população pesquisada têm impressora. O trabalho mostra que o número de usuários de impressoras jato de tinta já se equivale ao de usuários de máquinas matriciais. As matriciais imprimem por impacto -agulhas pressionam uma fita com tinta, como nas máquinas de escrever. Mais recente, a impressão por jato de tinta oferece melhor qualidade e muito mais possibilidades de cores. A pesquisa Datafolha, mostrada no estande principal da Folha, aponta que 6% do universo pesquisado tem kit multimídia. Isso significa que cerca de 35% dos usuários de micros já estão equipados com recursos para utilizar programas com som e vídeo. Os aptos a conversar com o mundo via computador são em número ainda maior. Pouco mais de 40% dos possuidores de micro têm placa fax/modem. Com esse recurso, podem transmitir e receber dados e fax por telefone. Os jogos são os programas de maior sucesso entre os micreiros: 14% dos moradores em São Paulo das classes A, B e C equipam suas máquinas com games. Programas para edição de texto vêm em segundo lugar, com 13%. Planilhas para cálculos e tabelas e bancos de dados empatam, com 10% cada um. (RL) PARA SABER MAIS A pesquisa completa pode ser comprada no Datafolha, tel. (011) 222-2523 Texto Anterior: Micro portátil ou de mesa Próximo Texto: Folha mostra CD-ROM e serviço na Internet Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |