São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa traça perfil do usuário doméstico

Trabalho feito pelo Datafolha ouviu 13 mil pessoas

RODOLFO LUCENA
DA REDAÇÃO

A cidade de São Paulo tem 310 mil casas com microcomputadores, revelam dois trabalhos realizados pelo Instituto de Pesquisas Datafolha que estão sendo divulgados nesta Fenasoft.
Em uma pesquisa, foram ouvidas 11.622 pessoas entre 2 de maio e 1º de julho, verificando a taxa de posse de equipamentos de informática.
Na outra, realizada de 5 a 7 de julho, o Datafolha entrevistou 1.361 pessoas e traçou um perfil do mercado dos usuários domésticos de informática em São Paulo, nas classes A, B e C -a classificação é por posse de bens e vai até a classe E, a mais baixa.
Segundo o trabalho, 17% têm microcomputador em casa, em São Paulo. Cerca de 10% dos usuários de micros têm duas ou três máquinas em casa.
Nos Estados Unidos, 39% das casas têm computador. Desse total, 26% têm dois micros e 12% têm três ou mais, conforme pesquisa feita pelo instituto Fairfield Research no ano passado.
Segundo a pesquisa do Datafolha, 12% da população pesquisada têm impressora.
O trabalho mostra que o número de usuários de impressoras jato de tinta já se equivale ao de usuários de máquinas matriciais.
As matriciais imprimem por impacto -agulhas pressionam uma fita com tinta, como nas máquinas de escrever. Mais recente, a impressão por jato de tinta oferece melhor qualidade e muito mais possibilidades de cores.
A pesquisa Datafolha, mostrada no estande principal da Folha, aponta que 6% do universo pesquisado tem kit multimídia.
Isso significa que cerca de 35% dos usuários de micros já estão equipados com recursos para utilizar programas com som e vídeo.
Os aptos a conversar com o mundo via computador são em número ainda maior. Pouco mais de 40% dos possuidores de micro têm placa fax/modem. Com esse recurso, podem transmitir e receber dados e fax por telefone.
Os jogos são os programas de maior sucesso entre os micreiros: 14% dos moradores em São Paulo das classes A, B e C equipam suas máquinas com games.
Programas para edição de texto vêm em segundo lugar, com 13%. Planilhas para cálculos e tabelas e bancos de dados empatam, com 10% cada um.
(RL)

PARA SABER MAIS
A pesquisa completa pode ser comprada no Datafolha, tel. (011) 222-2523

Texto Anterior: Micro portátil ou de mesa
Próximo Texto: Folha mostra CD-ROM e serviço na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.