São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micro portátil ou de mesa

Pergunta: ``Tenho um notebook 486, com tela colorida e fax/modem. Gostaria de questionar as vantagens de ter um equipamento portátil.
Porém, não vejo justificativa para ter também um micro de mesa. Há leitores externos de CD-ROM, com cartões PCMCIA de som, para que eu possa usar os recursos multimídia. Mas fico em dúvida se deveria investir nesse tipo de equipamento. Existe scanner de mesa colorido para ser usado com portáteis? O que é docking station?"
(Wagner Morel Vidal Nobre, Açailândia - MA)

Resposta: Os notebooks tendem a substituir os micros de mesa, pois cada vez mais dispõem de recursos que os põem em pé de igualdade a seus irmãos maiores, os desktops ou micros de mesa.
Hoje, poucos recursos são exclusivos dos micros de mesa. Leitores de CD-ROM, discos rígidos externos, portas SCSI (que permitem conexão de até sete equipamentos), placas de som, modem e placas de rede são alguns dos periféricos disponíveis para os computadores portáteis.
Além disso, um scanner de mesa pode ser conectado à porta SCSI.
A grande responsável por essa substituição é a docking station, equipamento que permite acrescentar, entre outros periféricos, um monitor, mouse e teclado externo ao notebook.
Esse equipamento converte, na prática, o portátil em um micro de mesa. Dessa forma, você pode usar seu portátil como se fosse um micro de mesa e, depois de concluir o trabalho, pode desligá-lo, retirá-lo da docking station e ter de volta o portátil. Vale a pena investir nesse equipamento.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP ou pelo fax (011) 223-1644.

Texto Anterior: Vantagem de atualizar micro
Próximo Texto: Pesquisa traça perfil do usuário doméstico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.