São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995 |
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Evite problemas na compra por telefone ou pelo correio
LUCIA REGGIANI
Ou o produto não é entregue ou chega incompleto, com defeito e diferente do pedido. No caso de produto importado, muitas vezes vem sem as especificações em português, contrariando as disposições do Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078). O Procon vem colecionando reclamações de consumidores insatisfeitos com empresas que prestam esse tipo de serviço. Acompanhando a expansão da oferta de produtos pela TV, telefone e catálogos, as queixas mais que dobraram neste ano. Foram 499 as reclamações registradas pelo Procon em São Paulo de janeiro a março, contra 223 apuradas no mesmo período do ano passado. Se você não quer correr o risco de remediar uma compra malfeita, previna-se tomando algumas precauções. 1 - Confirme a idoneidade da empresa com pessoas que compraram dela recentemente ou verifique com o Procon de sua cidade se há registro de reclamações desse fornecedor (em São Paulo, ligue para 231-5700). 2 - Evite comprar de empresa que não se identifica na propaganda -pode ter algo a esconder. 3 - Documente o pagamento. Se a compra foi feita por cartão de crédito, guarde a fatura na qual consta o nome do fornecedor. Se pagar com cheque, faça-o nominal e especifique no verso que se trata de pagamento de produto tal. 4 - Exija nota fiscal no recebimento do produto. Ela é importante na troca e funciona como comprovante da data de início do prazo de garantia. 5 - Confirme o prazo de entrega por fax. 6 - Guarde os catálogos. Eles são o comprovante das especificações do produto pedido, do preço e do prazo de entrega. 7 - Se foi compra baseada em oferta na TV, confirme o número do seu pedido com o serviço de televendas da empresa, anote e guarde. 8 - No caso de produtos estrangeiros, verifique com a empresa quem é o importador, se você ou ela. Se for você, os riscos da importação correrão por sua conta. 9 - Evite importadoras que pedem pagamento antecipado. 10 - Procure saber se o valor do frete ou do serviço postal já está incluído no preço. Muitas vezes o valor do frete inviabiliza a compra. As cartas para esta seção devem ser encaminhadas para a Folha, caderno Informática, Consumidor On Line, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo-SP, CEP 01202-900. A correspondência também pode ser enviada por fax -(011) 223-1644- ou para o endereço eletrônico inffolha sol.uniemp.br pela rede mundial de computadores Internet. Texto Anterior: Programas também são comprados a prazo Próximo Texto: Pirataria de soft dá cadeia Índice |
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