São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite problemas na compra por telefone ou pelo correio

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Bastante cômodas, as compras de equipamentos ou programas de informática por telefone, reembolso postal e entrega a domicílio podem trazer grandes dissabores ao consumidor.
Ou o produto não é entregue ou chega incompleto, com defeito e diferente do pedido. No caso de produto importado, muitas vezes vem sem as especificações em português, contrariando as disposições do Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078).
O Procon vem colecionando reclamações de consumidores insatisfeitos com empresas que prestam esse tipo de serviço.
Acompanhando a expansão da oferta de produtos pela TV, telefone e catálogos, as queixas mais que dobraram neste ano. Foram 499 as reclamações registradas pelo Procon em São Paulo de janeiro a março, contra 223 apuradas no mesmo período do ano passado.
Se você não quer correr o risco de remediar uma compra malfeita, previna-se tomando algumas precauções.
1 - Confirme a idoneidade da empresa com pessoas que compraram dela recentemente ou verifique com o Procon de sua cidade se há registro de reclamações desse fornecedor (em São Paulo, ligue para 231-5700).
2 - Evite comprar de empresa que não se identifica na propaganda -pode ter algo a esconder.
3 - Documente o pagamento. Se a compra foi feita por cartão de crédito, guarde a fatura na qual consta o nome do fornecedor. Se pagar com cheque, faça-o nominal e especifique no verso que se trata de pagamento de produto tal.
4 - Exija nota fiscal no recebimento do produto. Ela é importante na troca e funciona como comprovante da data de início do prazo de garantia.
5 - Confirme o prazo de entrega por fax.
6 - Guarde os catálogos. Eles são o comprovante das especificações do produto pedido, do preço e do prazo de entrega.
7 - Se foi compra baseada em oferta na TV, confirme o número do seu pedido com o serviço de televendas da empresa, anote e guarde.
8 - No caso de produtos estrangeiros, verifique com a empresa quem é o importador, se você ou ela. Se for você, os riscos da importação correrão por sua conta.
9 - Evite importadoras que pedem pagamento antecipado.
10 - Procure saber se o valor do frete ou do serviço postal já está incluído no preço. Muitas vezes o valor do frete inviabiliza a compra.

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas para a Folha, caderno Informática, Consumidor On Line, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo-SP, CEP 01202-900.
A correspondência também pode ser enviada por fax -(011) 223-1644- ou para o endereço eletrônico inffolha sol.uniemp.br pela rede mundial de computadores Internet.

Texto Anterior: Programas também são comprados a prazo
Próximo Texto: Pirataria de soft dá cadeia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.