São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra é menor que o esperado

CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A maior safra colhida até hoje no Brasil será divulgada hoje de forma discreta pelo Ministério da Agricultura. A estimativa do governo não se concretizou e, em vez de 81,4 milhões de toneladas, nesta safra serão colhidos 80,1 milhões de toneladas, segundo apurou a Folha.
Esta safra é recorde, mas houve uma queda nas expectativas de produção de 1,3 milhão de toneladas. Uma das causas é a redução da área cultivada de trigo. O plantio do trigo começa em maio e foi prejudicado pela demora do governo em divulgar as regras para custeio e financiamento.
O atraso foi devido às negociações com a bancada ruralista (parlamentares que representam o setor agropecuário) para definir as linhas da política agrícola e a substituição da TR (Taxa Referencial de juros) para financiamentos.
Os dados da safra 1994/95 deveriam ter sido divulgados ontem, mas foram encaminhados para análise do ministro José Eduardo de Andrade Vieira (Agricultura).
Hoje, o trigo é o segundo produto na pauta de importações, com reflexos na balança comercial. A produção brasileira em 1994 foi de dois milhões de toneladas, para uma necessidade de consumo que chega a 8,5 milhões de toneladas.

Texto Anterior: Discurso homenageia Itamar
Próximo Texto: STF permite que PC durma em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.