São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja por que o calor mata

JULIO ABRAMCZYK
REDATOR-MÉDICO

Para os organismos que não estão acostumados ao calor tropical, temperaturas altas em ambiente de grande umidade podem interferir no mecanismo de regulação da temperatura corporal, com graves consequências.
Inicialmente, a pele fica quente e seca. Seguem-se fraqueza, vertigem e cãibras (por desidratação), para depois o paciente ficar indiferente ao meio que o cerca.
Os reflexos diminuem e a pulsação ultrapassa os 160 batimentos por minuto. A temperatura corporal passa a subir rapidamente e acima dos 40°C podem surgir convulsões e vômito em jato, que é uma característica de sofrimento cerebral.
Quando a temperatura ultrapassa os 42°C, ocorrem alterações irreversíveis no cérebro e colapso circulatório, que leva à morte. Os que mais sofrem são idosos, portadores de doenças do coração e dos rins e alcoólatras.

Texto Anterior: Nova onda de calor atinge os EUA
Próximo Texto: Ernest Mandel, líder trotskista, morre aos 72
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.