São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planeje bem suas aventuras pela região

LUIZ HENRIQUE RIVOIRO
DO ENVIADO ESPECIAL AO CHILE

Planejamento é a palavra-chave para conhecer o deserto de Atacama. Contratar um guia local é indispensável. Não há placas nas estradas e há muitas encruzilhadas.
Escolhida a cidade base, Calama ou San Pedro de Atacama, planeje seu roteiro dia a dia. As atrações são distantes e não dá para conhecer mais de uma por dia.
Aproveitar o tempo e a luz é fundamental. Lembre-se que o deserto existe à luz do Sol. A noite, além de fria, é totalmente escura.

Gêiseres do Tatio - A 4.000 metros de altitude, encravados na cordilheira dos Andes, os cerca de 200 gêiseres começam a ``explodir" a partir das 7h.
Para ver o espetáculo, é preciso acordar pelas 3h, pegar um carro com tração nas quatro rodas e enfrentar temperaturas de até menos 6 graus Celsius. As fontes de aparência pré-histórica expelem água com enxofre a 10 m de altura a uma temperatura de 80 graus.
Leve roupa de banho e toalhas. Ao lado dos gêiseres há uma piscina com água a 30 graus Celsius.
Salar de Atacama - Com 70 km de extensão por 40 km de largura, essa gigantesca reserva de sal e lítio (40% do total mundial) parece com o fundo seco de um oceano. Em meio a crostas de sal, com até 20 cm de altura, é possível encontrar lagoas ricas em microorganismos e povoadas por ariscos flamingos cor-de-rosa.
Vale da Lua - A 8 km de San Pedro, pela estrada antiga até Calama, escavado pelo vento na cordilheira do Sal, esse vale formado há 60 milhões de anos lembra a superfície lunar. Conhecido pela ausência de vida, pureza do ar e silêncio desconcertante, o cânion tem 10 km com formações de até 200 m de altitude.
Chiu-Chiu - Primeiro povoado espanhol no deserto, guarda uma das mais antigas igrejas do Chile, a de San Francisco, do século 16. Próximo ao povoado, é possível visitar Pukara Lasana, fortaleza atacamenha do século 12.
Vulcões - Na cordilheira dos Andes se espalham os vulcões ainda ativos de Pilli, Simbad, Lascar, San Pedro, San Pablo e o Licancabur.
(LHR)

Texto Anterior: Chillán mescla neve e água quente
Próximo Texto: Estradas têm muitas pedras e poucas placas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.