São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amado é o autor preferido

DA REDAÇÃO

O escritor Jorge Amado é o melhor autor brasileiro de todos os tempos, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha junto a compradores de livros na cidade de São Paulo. Seu nome foi escolhido por 20% dos entrevistados.
Em segundo lugar, aparece Machado de Assis, que obteve a preferência de 15% dos entrevistados.
Em terceiro lugar, vem Paulo Coelho, que tem três livros na lista dos mais vendidos do Datafolha (leia nesta página). Coelho obteve 8% dos votos.
O poeta Carlos Drummond de Andrade aparece em quarto lugar, com 4%, seguido por Erico Verissimo e Guimarães Rosa, empatados em 5º lugar, com 3%.
A lista destaca ainda o escritor Graciliano Ramos e a autora de livros espíritas Zibia Gasparetto, empatados em 5º lugar, com 2%.
Com 1% das escolhas, foram citados na pesquisa autores clássicos -como José de Alencar- e contemporâneos -como Rubem Fonseca e Luis Fernando Verissimo-, além de Lair Ribeiro, autor de livros de auto-ajuda.

Machado e os jovens
As escolhas dos entrevistados sofrem variações de acordo com a faixa etária a que pertencem.
Entre os leitores com menos de 16 anos, Machado de Assis é o melhor escritor, com 16% das preferências, seguido por Paulo Coelho, com 9%.
Jorge Amado, Drummond e Monteiro Lobato ficam empatados, com 4% das preferências destes leitores.
Nesta faixa de público encontra-se o índice mais alto (33%) de entrevistados que afirmaram não saber qual é o melhor escritor.
Na faixa de leitores entre 16 e 25 anos, a preferência também recai sobre Machado de Assis (20%), seguido por Jorge Amado (13%) e Paulo Coelho (11%). Nesta faixa etária, 22% não reconhecem um nome particular.
As preferências invertem-se com os leitores nas faixas que vão dos 26 aos 40 anos e dos 41 aos 59 anos, que preferem Jorge Amado -21% e 25%, respectivamente- a Machado de Assis -com 13% em cada uma das faixas.
Nestas faixas etárias, os entrevistados que não escolheram um autor particular somam 20% e 19%, respectivamente.
Na faixa de entrevistados com mais de 60 anos, Jorge Amado e Machado de Assis empatam com 20% das preferências. É também entre este público que encontra-se o índice mais baixo (17%) de entrevistados que não reconhecem um autor como o melhor.

Texto Anterior: JORDAN; PRÊMIO
Próximo Texto: Esotéricos voltam a liderar lista nas férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.