São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Mille fica mais agradável de dirigir

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mille, em sua nova versão denominada EP -abreviatura de ``Extra Power", ou força extra-, ficou mais agradável de dirigir em altas rotações.
Em compensação, o desempenho do carro em baixas rotações continua ruim e até deu uma pequena piorada.
Em teste realizado por Veículos, o EP partiu da imobilidade e chegou aos 100 km/h em 15,6 segundos (veja quadro abaixo com os números do teste).
Essa marca supera em quase um segundo a de seu antecessor, o Mille ELX que, em teste realizado no ano passado, fez de 0 a 100 km/h em 16,5 segundos.
O motorista percebe claramente que o carro tem mais dirigibilidade depois dos 60 km/h.
A injeção eletrônica de combustível, que passou a equipar os novos ``populares" da Fiat -o Mille i.e. e o próprio EP-, é responsável pela melhora.
O equipamento garante melhor mistura de ar e combustível, o que permite queima mais completa e aumento de desempenho do motor.
Mas são nas retomadas de velocidade que o EP herda os problemas de suas versões anteriores.
O carro partiu dos 40 km/h e chegou aos 100 km/h (na quinta marcha) em longos 32 segundos. A versão ELX, com carburador, passou pela mesma prova em 27 segundos.
Fora esse problema, o EP traz modificações que melhoraram o carro. Com espelhos retrovisores de lentes mais altas, ficou mais fácil enxergar os carros que vêm de trás no trânsito.
Percebe-se também menor ruído do motor, quando comparado às versões com motores carburados.

On Line
As concessionárias Fiat não estão aceitando pedidos pelo sistema de entrega programada Mille On Line para o Mille Electronic, a versão mais barata da família Uno.
Os interessados só podem optar pelas versões de motor com injeção eletrônica: Mille EP e i.e.

Texto Anterior: Marcas francesas lançam carros elétricos
Próximo Texto: Para usuários, vantagem é o baixo consumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.