São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Casamento de Itu' reúne 314 noivos

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA
ENVIADA ESPECIAL A ITU

A cidade de Itu (92 km a noroeste de São Paulo), conhecida por fazer suvenires gigantes, teve ontem a maior cerimônia de casamento civil do país. Foram 314 noivos e noivas oficializando uniões que, na grande maioria dos casos, já existiam de fato.
A cerimônia começou às 8h. Antes do meio-dia, os 157 casais já exibiam suas certidões, brindavam e posavam para fotos. Cada casamento demorou, em média, um minuto e meio. Três juízes agilizaram o acontecimento.
Segundo o prefeito da cidade, Lázaro Piunti (PSDB), a intenção do evento, que acontece há três anos com promoção da prefeitura, é dar oportunidade aos casais carentes ``de resgatar a cidadania".
Para participar do casamento, os noivos precisaram provar que moravam na cidade havia mais de três anos e que recebiam até três salários mínimos. Os casais ganharam presentes dos patrocinadores.
Derretendo, dentro de uma camiseta com gola olímpica e um paletó azul-marinho, o ceramista Ronoel Galvão França Júnior, 24, explica que aproveitou a oportunidade para legalizar sua união com Aparecida Donizeti da Cruz, 21.
``A gente não ia tirar R$ 200 do bolso para assinar um papel", diz ele. Os dois vivem juntos há dois anos e têm uma filha. Depois de oficialmente casada, Aparecida, banhada em lágrimas, se dizia feliz, ``realizando um sonho".
Morando junto há 6 anos, o casal Sival Mendes, 24, e Luciana Nicolau Mendes, 21, diz que resolveu casar ``para calar a boca de muita gente". Segundo eles, as famílias eram contra a união. ``A gente se ama e, se Deus quiser, vamos ficar juntos para sempre."
Ano passado, o ``casamento na praça" reuniu 124 casais e confirmou a fama da cidade com uma colocação no Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior cerimônia de casamento civil já realizada no país. Uma chuva de pétalas de rosa e uma queima de fogos de artifício encerraram, este ano, o ``casamento de Itu".

Texto Anterior: Ônibus tomba, fere 21 e é saqueado em SP; PM mata com 11 tiros suposto assaltante; Prefeita de Salvador proíbe faixas em ruas; O NÚMERO; Polícia investiga chacina em PE; QUINA; SENA
Próximo Texto: "Esse não foge mais"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.