São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

56 milésimos de segundo decidem corrida da Indy

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A BROOKLYN (EUA)

Com uma vantagem de 0s056 sobre seu compatriota Al Unser Jr., o norte-americano Scott Pruett obteve ontem em Brooklyn (EUA) sua primeira vitória na Indy.
As 500 Milhas de Michigan, 13ª etapa do campeonato de 95 da categoria, foram decididas na última curva, após 249 voltas.
Pruett liderava a corrida com 30s de vantagem sobre Unser Jr. no giro 237, quando o italiano Alessandro Zampedri destruiu seu carro no muro de proteção.
Com a bandeira amarela, os carros se alinharam. Na relargada, já na volta 245, quatro retardatários separavam os dois líderes.
Al Unser Jr. partiu, então, para o ataque. Contou com a colaboração dos pilotos que estavam à sua frente, que lhe abriram passagem.
Encostou em Pruett e o passou na última volta. Só não esperava a recuperação do rival e acabou ultrapassado na última curva.
Apenas uma prova de 500 Milhas na Indy teve um final mais apertado, em 1992, em Indianápolis. E, por ironia, daquela vez Al Unser Jr. levou a melhor: chegou 0s043 à frente de Scott Goodyear.
``Esta é uma vitória pela qual esperei por muito tempo", falou Pruett, que estreou na Indy em 88, assim que desceu de seu carro.
Em uma semana, Pruett passou de vilão a herói. No GP de Cleveland, tirara a vitória do brasileiro Gil de Ferran. Pruett era retardatário e impediu a passagem de Ferran, o líder. Os dois bateram.
O americano deve a vitória de ontem aos pneus Firestone, que obtiveram sua primeira vitória na categoria desde setembro de 74. Por coincidência, o feito se deu no mesmo oval de Michigan.
Nitidamente mais rápidos que os Goodyear, os pneus Firestone também se mostraram mais resistentes. Tanto que Pruett fez seis paradas para troca de pneus, contra sete de Unser Jr.
O destaque entre os brasileiros foi André Ribeiro. Impulsionado pelo motor Honda, mais veloz que os Ford e Mercedes, liderou uma corrida de Indy pela primeira vez.
O Honda foi rápido, mas não resistente a ponto de aturar as 3h07min42s de corrida. Ribeiro saiu da prova na volta 139, com problemas elétricos.
Emerson Fittipaldi foi o brasileiro mais bem colocado. Chegou em quinto. Também completaram a corrida Christian Fittipaldi (9º) e Mauricio Gugelmin (11º).

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Pelé pode ajudar a prova do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.