São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995 |
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Atriz é ícone da brasilidade
INÁCIO ARAUJO
A imagem de Carmen Miranda está longe de ser algo resolvido para os brasileiros. É a "pequena notável", a cantora de maior prestígio de uma era de ouro da MPB. É também uma das raras estrelas brasileiras de cinema com prestígio realmente internacional. Mas é, ao mesmo tempo, a cesta de frutas na cabeça, os balangandãs: tudo isso representa uma imensa vitalidade, sensualidade e alegria avassaladoras. É, ao mesmo tempo, signo de um atraso que percebemos quase como um destino. A mesma imagem que projeta o Brasil internacionalmente (levando o que temos de melhor, a música), desmonta a pretensão -tão brasileira- a sermos cidadãos metropolitanos (europeus ou, pior, de Miami). Esse o "mistério Carmen Miranda" a que alude o documentário de Helena Solberg e David Meyer. Um mistério que cai como uma luva nesse momento em que, terminado o tempo dos governos militares, o Brasil volta a se interessar intensamente por sua história. "Carmen Miranda" por vezes perde o fio da meada, tentando dar conta, ao mesmo tempo, do sentido cultural da cantora e de sua acidentada vida pessoal. Mas consegue botar na roda esse ícone precioso, contraditório e em parte angustiante da nacionalidade. (IA) Filme: Carmen Miranda - Bananas Is My Business Produção: EUA, Brasil, Inglaterra, Portugal, 1995 Direção: Helena Solberg Onde: pré-estréia hoje às 21h30; lançamento programado para 4 de agosto no Espaço Banco Nacional de Cinema Texto Anterior: `Carmen' carrega contradições do Brasil Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch Índice |
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