São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Mortos e desaparecidos; Monopólios privados; Reciclagem do PT; Juízes classistas; Chiado no Fantástico; Banco do Brasil; Idosos e deficientes; Faria Lima; Brasil desajeitado; Bolsa de cereais; Bresser e Comparato; Editoriais e artigos; Hospital São Camilo

EDITORIAIS E ARTIGOS

Mortos e desaparecidos
``Sobre a subsistência de indefinição quanto a 369 mortos e desaparecidos políticos, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, insiste em e reitera as suas reivindicações, a fim de que a União decrete: o reconhecimento expresso, inequívoco e formal da morte de 217 comprovadamente mortos e 152 reputados desaparecidos, resultante do legítimo exercício, a partir de 31 de março de 1964, do direito à resistência e à oposição à excepcionalidade durante todo o período de ilegitimidade, conforme o art. 28 da Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948); a descrição circunstancial das mortes, inclusive espaço temporal, admitida a prova testemunhal `juris et de jure' contra a inexistência de provas documentais dos governos ilegítimos; a indicação da localização dos restos mortais dos desaparecidos; a indenização, na forma da lei, inaugurando-se o prazo prescricional a partir da declaração formal de reconhecimento da responsabilidade estatal quanto às mortes de 369 seres humanos."
Carlos Eduardo Pellegrini Di Pietro, coordenador em exercício da Comissão de Direitos Humanos (São Paulo, SP)

Monopólios privados
``Endosso todas as palavras da leitora Maria Luisa Mendonça e acrescento que os monopólios não-estatais (Esso, Shell, Atlantic, Texaco, AT&T etc.) representam a perda gradativa de nossa soberania ante o colonialismo financeiro internacional."
Roberto Alves S. Antunes (Belo Horizonte, MG)

Recliclagem do PT
``As declarações de FHC na Folha de 25/7 de que não tem oposição partidária, mas apenas em setores da imprensa, são a prova definitiva de que o PT precisa passar por uma profunda reciclagem e elaborar finalmente um projeto próprio. Como disse Luiza Erundina na Folha de 24/7, ficar se dizendo ``negativo", ``não", ``sou contra", já é coisa esgotada. Erundina bem que podia encabeçar uma nova proposta para o PT e para a sociedade brasileira."
Jaime Antonio Sardi (Ouro Preto, MG)

Juízes classistas
``É verdadeira excrescência na ordem jurídica a existência dos juízes classistas (leigos) na Justiça Federal do Trabalho. Ao todo são 2.344, conforme reportagem da Folha em 24/7. Desfrutando de privilégios nababescos, esses despreparados árbitros, escolhidos com base em critérios nebulosos, em nada contribuem para a aplicação da justiça nos conflitos entre capital e trabalho, pois, é claro, votam sistematicamente alinhados à parte que representam. E custam uma fortuna ao erário público. Urge pôr um fim a essa sinecura."
Rodolpho Telarolli (Araraquara, SP)

Chiado no Fantástico
``Escrevo para congratular José Simão pela sua coluna a respeito da Glória Maria. Nunca consigo me concentrar nas reportagens que ela faz, apenas nos chiados dos seus esses. Até quando teremos que suportar a panela de pressão chiando no `fantashtico'?"
Senete De Pieri Clivati (Balneário Camboriú, SC)

Banco do Brasil
``Janio de Freitas resumiu em seu artigo `Nem na ditadura' (26/7) as verdadeiras razões da situação atual do Banco do Brasil, que foi, até uns oito a dez anos atrás, uma das mais lucrativas empresas do mundo. As dívidas do Tesouro com o BB e o mau uso político do banco, em favorecimento de políticos, amigos e usineiros, são as verdadeiras razões de sua situação. A fala de FHC de que somente a demissão em massa poderá salvá-lo da falência é um nhenhenhém de baboseiras. Seria melhor ele encarar a realidade e solucionar a dívida da União com o banco e dar um basta ao seu mau uso político."
Carlos Alberto Ventura (Cafelândia, SP)

Idosos e deficientes
``Nota no `Painel' do dia 26/7 dizia: `Pelos cálculos da Previdência, o Tesouro gastará R$ 360 milhões em 96 para honrar promessas de FHC e pagar um salário mínimo a cada deficiente físico a partir de janeiro de 1996'. Esclarecimento se faz necessário. O benefício seria para todos os idosos e pessoas portadoras de deficiência que tenham renda familiar mensal menor que, pasmem, R$ 25. Esta legislação consta da Lei Orgânica da Assistência Social."
Cintia de Souza Clausell (São Paulo, SP)

Faria Lima
``Nosso prefeito descumpre a lei. A Constituição prevê, expressamente, pronta indenização no caso de o Poder Público desapropriar imóveis, como o fez junto à av. Faria Lima e seu respectivo alongamento. Desapropriou inúmeros imóveis àquela região, sem ainda ter indenizado seus moradores. Isto se faz inconstitucional, e passível de uma ação popular visando a anular ato lesivo à moralidade administrativa."
Roberto Gomes Caldas Neto, presidente da Associação Brasileira de Defesa do Contribuinte (São Paulo, SP)

Brasil desajeitado
``Estou próximo dos 70 anos, dos quais 55 de leitura de jornais e, hoje, sou assinante e leitor assíduo da Folha. Não dispenso os artigos da pág. 1-2 (Rossi, Dimenstein, Cony, Souza, Frias etc.), e mais Janio e o `Painel'. O artigo de Gilberto Dimenstein de 16/7 foi o mais impressionante que já li nos últimos tempos, definindo `todas as chances' do Brasil (e do governo FHC). Simplesmente lapidar e que -sem botar ou tirar qualquer vírgula- foi o mais exato sobre este grande e desajeitado Brasil de hoje."
Haroldo Escorel Borges (João Pessoa, PB)

Bolsa de cereais
``Há oito anos, quando a Bolsa de Cereais de São Paulo começou a desenvolver um instrumento que permitisse transferir recursos da iniciativa privada para o produtor rural, não imaginava quão grandes seriam as dificuldades para a realização de tal empreitada. E agora nos orgulhamos de que, com o segundo aniversário do lançamento do CM-G (Certificado de Mercadoria com Emissão Garantida), o dr. Mailson da Nóbrega venha a público manifestar sua clara opinião sobre o volume expressivo dos recursos transferidos para o setor da agricultura, pela operacionalização do mesmo, no artigo `Caminhonaço e atraso', de 21/7."
José Augusto Logiodice, presidente da Bolsa de Cereais de São Paulo (São Paulo, SP)

Bresser e Comparato
``Lendo o `Painel do Leitor' de 8/7 encontrei a matéria com o título `Loucura moral', de autoria do ministro Luiz Carlos Bresser Pereira referindo-se ao emérito professor Fábio Konder Comparato desairosamente, chamando-o de irresponsável moral e que `não tem o menor direito de tornar públicas suas avaliações rigorosamente subjetivas sobre o que ele imagina seja a personalidade do presidente'. Ora, o sr. Bresser Pereira sabe muito bem que o homem público está sujeito a críticas mesmo subjetivas porque se trata de um cidadão não-comum. O próprio presidente não mantém a estatura de um estadista quando chama a oposição de `burra'. Entendi como cidadão que a manifestação do sr. Bresser Pereira, iracunda, se dá porque é um defensor do fisiologismo público que sempre defendeu quando foi ministro da Fazenda em outro governo. A personalidade do sr. Bresser Pereira é: `Viva o rei!' "
Jeremias de Oliveira Lobato (São Paulo, SP)

``Como leitor que sabe apreciar além do que é impresso, fiquei favoravelmente impressionado com a página de editoriais de 13 de julho. Sua abordagem, sob o título `Liquidação de sonhos', resume de forma muito forte uma realidade pouco percebida pelas pessoas. Cony, Dimenstein e Rossi também estavam ótimos. Quem aguenta competir com a Folha?"
Mario Cavallari Junior (São Paulo, SP)

Hospital São Camilo
``Depois de ter sido negligenciada numa clínica e num renomado hospital da capital, procurei o Hospital e Maternidade São Camilo, no bairro da Pompéia, onde permaneci internada durante 34 dias, recebendo, além de todos os cuidados técnicos necessários, muita atenção e carinho."
Wanderley Iris D. S. Lourenço (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Educação religiosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.