São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Henrique recebe livro sobre a 'ilusão do comunismo'

Presente foi dado ontem pelo ministro Israel Vargas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, entregou ao presidente Fernando Henrique Cardoso, o livro “Le Passé de Une Ilusion” (O passado de uma Ilusão), do francês François Furet, um presente para a primeira-dama Ruth Cardoso.
A entrega foi feita durante uma audiência no Palácio do Planalto. A assessoria de Israel Vargas disse que ele escolheu esse livro (versão original) em função do interesse de Ruth Cardoso pelo assunto.
O livro analisa o surgimento e a queda do comunismo. Lançado na França em março de 1994, logo se tornou o mais vendido na categoria ensaio.
Uma tradução brasileira do livro deve ser lançada ainda neste semestre pela editora Siciliano.
Segundo o autor, o objeto principal da obra não é a história do comunismo, “mas a da ilusão do comunismo" -o fascínio exercido pela Revolução Russa.
Na opinião de Furet, esse fascínio deriva do fato de que o comunismo representava, para muitos, a continuação dos ideais jacobinos da Revolução Francesa.
O autor busca explicar as razões que permitiram que tal ilusão se sustentasse por tanto tempo.
Ele atribui sua longevidade à crise do capitalismo nos anos 30, à luta contra o fascismo e ao caráter inédito do regime stalinista.
Furet é especialista em Revolução Francesa. De suas obras, foram traduzidas “Pensando a Revolução Francesa” (Paz e Terra), “Marx e a Revolução Francesa" (Jorge Zahar Editor) e “Dicionário Crítico da Revolução Francesa” (Nova Fronteira).

Inauguração
Hoje, Israel Vargas participa da inauguração da Biblioteca de Manguinhos, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. É um dos maiores acervos na área biomédica do país.
A nova estrutura coloca à disposição dos usuários duas cabines de vídeo e 24 salas de leitura. O projeto custou R$ 7 milhões.

Texto Anterior: Miami, Brasil
Próximo Texto: Edir Macedo compra casa de shows no Porto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.