São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo paulista deve acelerar ritmo de privatização neste ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O ritmo do programa de privatização do governo paulista deve ser acelerado neste segundo semestre. O governador Mário Covas estuda um cronograma para iniciar a venda de estatais e a parceria com o setor privado em várias áreas.
O secretário de Planejamento do Estado, André Franco Montoro Filho, afirmou à Folha que a filosofia do governo é ``utilizar recursos privados em todas áreas possíveis, deixando para o Estado apenas as tarefas típicas de Estado".
Montoro Filho cita como tarefas ``típicas de Estado" as clássicas saúde e educação, mas também a construção de estradas em locais considerados desinteressantes comercialmente pelo capital privado.
``Muitos argumentam que a iniciativa privada só vai querer o `filet mignon', mas é exatamente para evitar a deficiência em qualquer ponto, que entra o Estado", disse.
``Nossa proposta é concentrar os investimentos do Estado no social. É engraçado que o PT seja tão violentamente contra isso. Com sua postura, o PT acaba defendendo empreiteiras", afirmou.
O cronograma de privatizações do governo Covas inclui a reestruturação do setor energético; a operação de serviços ferroviários, além dos hotéis estatais e da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo.
O setor financeiro entra com a proposta de ``administração compartilhada" do Banespa -o Estado perderia o controle acionário.
``Eu pessoalmente acho que as privatizações estão lentas. Mas isso é positivo, pois assim vamos tratar de acelerar", afirmou.

Texto Anterior: Bancos dos EUA querem participar da privatização
Próximo Texto: Petrobrás teme negociação de salário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.