São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Westinghouse compra CBS por US$ 5,4 bi

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Westinghouse Electric Corporation comprou ontem, por US$ 5,4 bilhões, a rede de televisão norte-americana CBS.
É a segunda rede nacional de televisão vendida em dois dias nos EUA. Anteontem, a Walt Disney Company havia anunciado a compra da ABC, atual líder de audiência, por US$ 19 bilhões.
A CBS está em terceiro lugar em audiência no país e vinha enfrentando inúmeros problemas sob a controvertida liderança de Laurence Tisch.
Tisch, 72, anunciou a venda em entrevista coletiva, ao lado de Michael Jordan, o presidente da Westinghouse, que agora assume o comando da rede.
A Westinghouse tem tradição na área de radiodifusão. Ela deteve a primeira concessão de rádio dos EUA, a da KDKA, em 1920.
Em 1926, com a General Electric e a RCA, a Westinghouse organizou a NBC, rede nacional de rádio e, depois, de TV.
Mas, em 1932, após ação movida contra a NBC com base na lei antitruste, a Westinghouse se dissociou da rede.
Atualmente, a Westinghouse tem cinco emissoras de TV e 18 de rádio, responsáveis pela maior parte dos lucros da companhia no ano passado.
A Westinghouse, baseada em Pittsburgh, Pensilvânia, leste dos EUA, também produz equipamentos militares e radares e faturou US$ 8,8 bilhões em 1994. A empresa tem 74,7 mil funcionários.
A CBS, fundada em 1927 como rede nacional de rádio, foi durante os anos 50 e 60 a líder de audiência de TV nos EUA.
Começou a perder terreno na década de 80, com o desenvolvimento das emissoras por cabo. Em 1994, faturou US$ 3,7 bilhões. Tem 6.500 empregados.

`Grandes redes'
O mercado de televisão nos EUA foi dividido durante quatro décadas entre as chamadas ``três grandes redes": CBS, ABC e NBC (comprada em 1986 pela General Electric por US$ 6,4 bi).
Em 1990, o empresário de origem australiana Rupert Murdoch fundou a quarta rede, a Fox, que vem crescendo nos últimos anos.
A atual líder de audiência é a ABC, com cerca de 19% dos aparelhos ligados em horário nobre. A NBC tem 18%, a CBS 17% e a Fox 12%.

Texto Anterior: BC compra dólares e vende títulos
Próximo Texto: Ford muda fábrica de motores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.