São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minifestival Zeitfluss começa e celebra prazer contemporâneo

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DO ENVIADO A SALZBURGO

Reduto da nobreza e da música erudita no sentido naftalínico do termo, o Festival de Salzburgo vive momentos de mutação e se abre há dois anos à música contemporânea com o minifestival Zeitfluss (fluxo do tempo, em alemão).
O evento começou anteontem com um concerto do Ensemble Modern, dirigido pelo alemão Ingo Metzmacher, 36, dedicado a obras de um trio de mestres contemporânos: o italiano Luigi Nono (1924-1990), o francês Olivier Messiaen (198-1992) e o alemão Hans Werner Henze, 69.
O Zeitfluss ocorre em uma antiga fábrica localizada na vila de Hallein, a 30 quilômetros dos três teatros do Festspielhaus, no centro da cidade, onde se dão os espetáculos de corrente principal.
Serão dez concertos até o final do mês, com presença de totens da vanguarda como o compositor alemão Karlheinz Stockhausen, dia 21, e o pianista norte-americano Cecil Taylor, na próxima terça.
Hoje, o vídeo-artista norte-americano Bill Viola, 44, mostra sua ``tradução fílmica" para ``Déserts" (1950-1954), última peça do compositor franco-americano Edgad Varse (1883-1965), fundador da música eletrônica.
``Para renovar, o festival precisa ouvir a música do século 20 e dar espaço aos jovens", diz o diretor artístico do evento, o belga Gérard Mortier. ``É um começo."
O galpão de Hallein foi a maneira de Mortier evitar as críticas de chefiar um festival de elite. Enquanto os preços do ingresso estão a US$ 400 no centro, em Hallein sobram bilhetes para estudantes, a US$ 20.
(LAG)

Texto Anterior: Angeli lança seu primeiro livro de charges
Próximo Texto: Harnoncourt esvazia "As Bodas de Fígaro" com seu formalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.