São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft para comprimir dados

Pergunta: ``Gostaria de saber qual é o melhor compressor de arquivos e seu preço. Posso apagar todos os arquivos temporários? É seguro fazer isso?" (Yuri Colalácovo, Cerquilho - SP)
Resposta: Os dois compressores de arquivos mais usados no Brasil são o ``PKZIP" e o ``ARJ". Ambos podem ser retirados em BBS, sem custo algum, desde que para uso doméstico. Para uso profissional, é exigido o pagamento de uma taxa de utilização, que está especificada no próprio programa. Basta digitar ``PKZIP" ou ``ARJ", sem nenhum parâmetro, para obter essas informações. Você pode apagar os arquivos temporários do ``Windows", mas certifique-se de estar fora do ``Windows" para ter certeza de que não vai apagar algum arquivo que esteja sendo usado. Não apague nada até confirmar que não desligou o micro com o ``Windows" aberto e sobrou alguma cópia automática de segurança, criada por algum programa. Respeitando esses detalhes é seguro e aconselhável fazer uma ``faxina no micro".

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP ou pelo fax (011) 223-1644.

Texto Anterior: Kit multimídia para vários fins
Próximo Texto: O que falta para ser provedor de acesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.