São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Testes nucleares fazem Austrália boicotar as empresas francesas

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O governo australiano convocou ontem os Estados que compõem o país a boicotar empresas francesas. A medida é uma represália contra a retomada dos testes nucleares pela França.
Os boicotes australianos abriram uma crise diplomática entre os dois países. A França retirou por tempo indeterminado seu embaixador na Austrália.
A partir de setembro deste ano a França deve explodir sete bombas no atol de Mururoa (Polinésia Francesa, no oceano Pacífico).
O ministro da Defesa australiano, Robert Ray, pediu ontem que a EDF (Eletricidade da França) fosse proibida de participar de uma privatização no valor de US$ 9 bilhões.
Um contrato com a Compagnie Lyonnaise des Eaux (de abastecimento de água) também está ameaçado. Anteontem, Ray excluiu a Dassault, fabricante francesa de aviões, de uma concorrência no valor de US$ 400 milhões.
Segundo o jornal francês ``Le Monde", a Dassault não tinha chance alguma de vencer a disputa pela venda de aviões de treinamento.
A reunião do Fórum sobre a Segurança Ásia-Pacífico da Asean (Associação dos Países do Sudeste Asiático), encerrada ontem, emitiu uma declaração que pedia o fim dos testes nucleares. A declaração não mencionou nem a China nem a França, países que prosseguem com as experiências atômicas.
O primeiro-ministro francês, Alain Juppé, disse ontem em entrevista coletiva que seu governo continua firme no propósito de realizar os testes.
Em seguida, François Barouin, porta-voz do governo, afirmou que a ``ofensiva discriminatória" australiana aproveita o motivo dos testes nucleares para expandir sua influência na Oceania e Ásia.
``A Austrália é movida por ambições econômicas e geopolíticas na região, na qual a França tem forte presença", disse Barouin.
Ontem, o jornal ``Le Parisien" divulgou pesquisa segundo a qual 60% dos franceses consideram que Chirac deve desistir dos testes.
O jornal ``Le Quotidien de Paris" de hoje traz em sua primeira página uma convocação ao boicote dos produtos de todos os países que estariam discriminando a França (Austrália, Dinamarca, Japão, Noruega e Nova Zelândia).
Ontem, uma cadeia de hotéis sueca anunciou que não vai mais servir vinhos franceses em seus restaurantes. O Parlamento e o governo suecos também já haviam adotado a medida.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Navio afunda e 3 desaparecem
Próximo Texto: Argélia diz ter reconhecido retrato falado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.