São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spis diz que FUP é legal

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Antônio Carlos Spis, disse ontem em São Paulo que a entidade já pediu registro no Ministério do Trabalho, mas não obteve.
``A FUP ainda é muito jovem. Nasceu em 94. Nós encaminhamos inúmeros documentos ao ministério, mas eles nos pediram outros", afirmou Spis.
Segundo ele, no entanto, a FUP é uma entidade legalizada, com estatuto divulgado no ``Diário Oficial", CGC e constituída em Congresso com número de sindicatos acima do exigido pela lei. ``O registro no ministério, após a Constituição de 88, é mera formalidade para obtenção do imposto sindical", disse Spis.
Ele afirmou que quem deve definir se a FUP tem ou não autorização para negociar salários ``é a categoria petroleira".
Spis disse estranhar a posição do serviço jurídico da Petrobrás. ``Esta semana mesmo nós já sentamos com a empresa para negociar e os negociadores nos disseram que nos trariam uma resposta em dez dias".
Segundo Spis, a Petrobrás ``está procurando picuinhas para fugir da prática da livre negociação que o governo diz defender."
(CPL)

Texto Anterior: Entidade de petroleiros está sem registro para negociar
Próximo Texto: Venezuela será sócia em nova refinaria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.