São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Coletânea pega entrevistados no pulo

ZECA CAMARGO
DA REDAÇÃO

Quem já estudou línguas deve conhecer um exercício que pede que você crie as perguntas para determinadas respostas -uma brincadeira que pode se tornar mais estimulante ainda para quem ler ``A Arte da Entrevista" (Scritta, preço não definido).
É divertido se colocar no lugar do escritor Rudyard Kipling para fazer as perguntas a outro escritor: o americano Mark Twain.
E tem mais: de Hitler ao ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas; do pintor espanhol Pablo Picasso ao cineasta brasileiro Glauber Rocha; do ex-líder da União Soviética Josef Stálin à atriz de cinema Greta Garbo.
Na verdade, há dois tipos de prazer na leitura dessa coleção de entrevistas. O primeiro é o de ver como pessoas importantes se revelam em declarações mais displicentes.
E o segundo, decorrente do primeiro, é ver como entrevistadores brilhantes são capazes de envolver mentes não menos engenhosas na armadilha, justamente, dessa revelação.
Para pegar uma personalidade no pulo é preciso engenhosidade e presença de espírito -quesitos infelizmente ausentes em grande parte das entrevistas publicadas atualmente.
Embevecidos mais com as perguntas do que com o entrevistado, a maioria dos jornalistas hoje mal ouve as respostas, não conversa e nem se permite mudar o rumo da entrevista. Os textos de ``A Arte da Entrevista" são um antídoto a isso.

Próximo Texto: "`O senhor', perguntei ao professor Freud, `se auto-analisa?'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.