São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
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Heróis ganham glamour e invadem universo fashion

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

A busca de modelos dentro de grupos e subgrupos de comportamento põe em cena a figura do herói. Claro, cada um cria o seu.
A novidade é que, a essa altura dos anos 90, os heróis ganham pontos em seu fator glamour. Espalham-se pelo universo da moda e do estilo, do videoclipe e da indústria pop, ganhando espaço além dos tradicionais terrenos da cena de quadrinhos e heróis de ação do cinema.
Batman está aí ``eternamente", com as imagens da dupla dinâmica revigorada por recursos como armaduras sexualizadas e um modo de vida também mais sexualizado.
Ainda sem chegar ao Brasil, a irada Tank Girl sai dos quadrinhos ingleses para espelhar uma nova figura feminina, mais radical, cheia de tatuagens e piercings.
Na cena pop, é a vez de Michael Jackson construir uma gigantesca imagem de si mesmo como decoração dos shows de sua turnê, ``HIStory" (sua história), em sua glória e adoração.
Nas revistas de moda, as supermodels ganham caráter quase mitológico. A fenomenal alemã Nadja Auermann adquire contornos de uma amazona loura. Nas roupas, o estilista francês Jean Paul Gaultier evoca o imaginário do filme ``Mad Max" em seu último desfile de outono-inverno, do início deste ano, em guerrilheiras urbanas, épicas.
Hypes recentes dão conta ainda da valorização das Bond Girls, as mocinhas dos filmes de 007, desdobradas nos editoriais de moda em saltos altos e roupas estreitas. Outro: Elvis Presley sai das imagens de Andy Warhol (leia texto abaixo) e influencia a estética de estilistas em todo o mundo.
Por aqui, o fenômeno do momento é a revista ``Herói", que de dezembro para cá saiu de 80 mil exemplares para atingir 450 mil.
No mundinho fashion, os heróis ainda remetem ao universo infanto-juvenil. Por exemplo, nas camisetas de Anderson Rubbo para a marca Ad Libitum, as da MR Underground e da Salve-Rainha, estas com heróis dos quadrinhos japoneses e da cena espacial.
Pelas mãos do designer brasileiro Giovanni Bianco, a tendência de heróis do cyberspace ganha forma nos cinco planetas criados para o catálogo da marca italiana D&G.
``Seus heróis são os personagens da rua e da noite. Os planetas representam as turmas -hoje em dia cada um acaba vivendo em seu próprio mundinho", diz Bianco.

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