São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bascos temem teste na Europa

DE PARIS; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Movimentos pacifistas bascos da França começaram a divulgar avisos na sua região alertando contra a possibilidade de o governo realizar testes nucleares no golfo de Biscaia.
Os bascos habitam uma região junto ao golfo de Biscaia, dividida entre França e Espanha. O anúncio diz que, "fortalecido por análises de especialistas, o governo francês decidiu fazer testes mais próximos do território metropolitano".
Tais testes seriam feitos sob o fundo do mar, assim como os de Mururoa. O governo francês nega que fará testes na Europa.
A França continua sofrendo o efeito de boicote internacional contra seus produtos. A organização ambientalista Amigos do Mar, do Porto (norte de Portugal) fez ontem um pedido para que os portugueses parem de comprar produtos franceses.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou o governo francês de não assumir ``responsabilidade moral" em relação à população das ilhas do Pacífico.
Segundo a MSF, a taxa de pessoas com câncer na Polinésia é 20% superior à da França.
O governo francês admitiu esta semana que três testes nucleares na Polinésia tiveram vazamento radiativo.

Texto Anterior: Japão exige da França fim de testes
Próximo Texto: Erin passa por mais dois Estados sem provocar grandes prejuízos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.