São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995 |
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Como montar um comércio de aparas de papel? Regiany Picchi Barufaldi, Jundiaí - SP O investimento inicial para a instalação do empreendimento, incluindo equipamentos e capital de giro, fica em torno de R$ 80 mil, desde que o empresário já tenha o imóvel adequado. O terreno deve ter área de cerca de 500 m². O galpão, de 220 m². Se for alugado, as despesas de locação devem sem somadas aos custos fixos. Mensalmente, a empresa deve gastar cerca de R$ 25 mil com a compra das matérias-primas e despesas de administração. Esse valor é suficiente para o pagamento de salários e encargos sociais de dez empregados (um supervisor, um motorista, dois operadores e seis operários), além dos impostos. O faturamento deve variar entre R$ 32 mil e R$ 38 mil, com lucratividade média de 10% e uma taxa de retorno de, no mínimo, dois anos. Os fornecedores das aparas são as grandes empresas que usam grande quantidade de papel diariamente e fazem coleta periódica, os pequenos depósitos de lixo, os catadores autônomos e as empresas públicas que vendem aparas em leilões. O trabalho da empresa é simples: compra do papel, separação por tipos (acetinado sem uso, formulários contínuos, jornais, papelão e papel misto), enfardamento em prensa hidráulica, estocagem e comercialização. Os equipamentos necessários são duas prensas hidráulicas, duas balanças com capacidade de 500 kg, um caminhão com carroceria de madeira com capacidade para 12 toneladas e uma empilhadeira elétrica. Para que o processo de trabalho se desenvolva de forma racional, o galpão onde funcionará a empresa deve ser dividido em cinco áreas: recebimento, classificação, enfardamento, pesagem e escritório. No início do negócio, o empresário pode fixar uma produção mensal entre 200 toneladas e 250 toneladas de papel prensado. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para o caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae. Texto Anterior: Com R$ 30 mil dá para montar fábrica de perfumes Próximo Texto: Empresas que não receberam o CGC devem procurar a Receita Índice |
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