São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roubo a banco cresce 121% em relação a 94

ANTONIO ROCHA FILHO; CHRISTIAN CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os assaltos a banco no Estado de São Paulo aumentaram 121% este ano em relação a 94. No primeiro semestre do ano passado, foram registrados 156 roubos. De janeiro a junho de 95, forma 344.
O aumento no número de assaltos a banco se intensificou a partir de março. Em janeiro foram 37, em fevereiro houve 39, em março o número pulou para 62. Nos três meses seguintes, houve respectivamente 58, 72 e 76 roubos.
“O sistema de segurança dos bancos é falho. Além disso, após um roubo a banco o ladrão tem o dinheiro na mão e não precisa de intermediário para repassar mercadorias roubadas” , disse o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, segundo sua assessoria de imprensa.
Um vigilante da Transvalor, que não quis se identificar, contou que ele e seus colegas se trancaram dentro dos carros-fortes assim que ouviram os gritos de assalto. Só foram levados os malotes que haviam sido descarregados.
Segundo esse funcionário, todos os vigilantes haviam deixado as armas dentro dos veículos. Eram oito revólveres calibre 38 e duas escopetas calibre 12.
“Se fosse levado tudo, daria quase R$ 5 milhões’, disse o delegado Marcos Quarentei. A Transvalor não confirmou o valor.
Um representante da empresa, Valdir Felipe, depôs ontem no 35º DP. Degundo o delegado, Felipe disse que, por determinação do Itaú, todos os seus funcionários não devem estar armados durante o descarregamento de malotes.
Além dos oito homens da Transvalor, seis vigias da Pires Serviços de Segurança estavam no estacionamento na hora do roubo.
O supervisor da empresa Amauri Holsapfil disse que a porta do estacionamento fica aberta durante o dia inteiro, por determinação do banco. A assessoria de imprensa do Itaú informou que a pessoa da diretoria de segurança que poderia comentar o assunto não tinha sido localizada até às 19h.
(ARF e CC)

Texto Anterior: Ladrões tinham entrado em centro em junho
Próximo Texto: Acusado de matar corretora tenta fugir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.